Questões de Concursos Públicos: Código de Ética de 1993

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Código de Ética de 1993 com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O sigilo profissional é direto do assistente social. Em conformidade com o Código de Ética do/a Assistente Social, em trabalho multidisciplinar:
Em relação aos direitos do(a) assistente social, presentes no Código de ÉticaProfissional do(a) Assistente Social, e considerando os apontamentos de Barroco e Terra (2012),analise as características abaixo:

• É ofertado quando há ofensa que atinja a honra do profissional.
• Procedimento institucional colocado à disposição do(a) assistente social quando ofendido(a) na sua honra, imagem ou prerrogativa profissional. • Se insere na perspectiva da defesa dos direitos e prerrogativas da profissão do(a) assistente social, protegendo o sentimento da dignidade profissional, ou o direito de conservar um valor reconhecido e adquirido socialmente.
• Ataca a ofensa praticada e repara o dano, a humilhação e a angústia sofrida injustamente, experimentada no legítimo exercício da profissão.

As características acima definem o(a):
Fundamentado no Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social, é vedado ao profissional:
Sobre o sigilo profissional, com base no Código de Ética da/o Assistente Social, é correto afirmar:

Ética Profissional e Normativa Legal


A ética profissional no Serviço Social brasileiro é regulamentada principalmente por:

O conteúdo normativo do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais é um guia para o exercício profissional que estabelece princípios, valores, direitos e deveres das/os assistentes sociais. Os princípios fundamentais contidos no código representam normas cuja concretização requer o compromisso com seus princípios fundamentais, embasando as escolhas e dilemas éticos que se apresentam no cotidiano profissional.

Nesse sentido, a decisão de seguir ou não os princípios fundamentais do código é
A duração legalmente instituída do trabalho da/o Assistente Social é de:
A lei n° 8.662, de 07 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão de assistente social e estabelece sua regulamentação, determina as competências do assistente social e as atribuições privativas do assistente social. Considerando o texto legal, “a realização de “estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades” constitui
No que diz respeito ao local de trabalho e respectivos arquivos e documentações, na forma do Código de Ética do/a Assistente Social é correto afirmar:
Ainda com base no Código de Ética do/a Assistente Social é direito deste, nos casos de ofensa que atinja a sua honra profissional: