Questões de Concursos: Conceito de Crime

Prepare-se para a prova com questões de Conceito de Crime de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q61483 | Direito Penal, Conceito de Crime

Segundo Dotti (2012), na dogmática jurídico-penal, a definição dominante do conceito de crime compreende a “conduta humana [ação ou omissão] típica, ilícita e culpável”. Nessa linha teórica, a tipicidade refere-se

2 Q61490 | Direito Penal, Conceito de Crime

Majoritariamente entende-se que, de acordo com o conceito analítico, crime é um:

3 Q167229 | Direito Penal, Conceito de crime, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Com relação à aplicação da lei penal, analise o caso abaixo e o enquadre na teoria do crime prevista no Código Penal Brasileiro, assinalando a assertiva correta.
Carlos atira em João com a intenção de matá-lo. Entretanto, a bala passa de raspão no braço de João. Este é socorrido e levado para o hospital. Tragicamente, o hospital é incendiado por Abelardo que deseja matar todos os pacientes do hospital e João morre carbonizado.

4 Q225142 | Direito Penal, Conceito de crime, Procurador, TCE AP, FCC

São crimes que se consumam no momento em que o resultado é produzido:

5 Q61489 | Direito Penal, Conceito de Crime

Doutrinadores nacionais admitem que a reforma de 1984 da Parte Geral do Código Penal, especialmente no que concerne ao “conceito de crime”, aderiu ao “finalismo”. Quem é considerado o criador de tal sistema jurídico-penal?

6 Q61491 | Direito Penal, Conceito de Crime

De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta:

7 Q225552 | Direito Penal, Conceito de crime, Procurador Especial de Contas, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos crimes culposos, assinale a opção correta.

8 Q61482 | Direito Penal, Conceito de Crime

Leia o texto a seguir para responder à questão.

O “sistema clássico” foi responsável pela divisão da ação humana em dois segmentos distintos: de um lado, o querer interno do agente; de outro, “o processo causal” visível, isto é, a conduta corporal do agente e o seu “efeito” ou resultado. Situava-se no injusto o encadeamento causal externo e, na culpabilidade, todos os elementos subjetivos, isto é, os elementos internos (anímicos) do agente.

Considerando a tradição germânica da teoria geral do crime, é correto afirmar, quanto a essa concepção e respectiva orientação metodológica, que o texto anterior se refere ao modelo

9 Q61484 | Direito Penal, Conceito de Crime

Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ou entregar, de qualquer forma, à criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida, configura:

10 Q164664 | Direito Penal, Conceito de crime, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

A relação de causalidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.