Questões de Concursos: Concepções de Educação Infantil

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1 Q915865 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Quais os pressupostos básicos para se delinear uma proposta de avaliação mediadora em Educação Infantil?

1. Uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando a sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas.

2. Um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e lhe favorecer novos desafios.

3. Um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

2 Q915848 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

As atividades nas Instituições de educação infantil devem ser organizadas ao longo da jornada diária, da semana, do ano, considerando diferentes modalidades organizativas que levem em conta sua frequência ou encadeamento. Nesse sentido, a organização do tempo didático consiste nas seguintes modalidades organizativas:

I- Atividades permanentes; sequência de atividades.

II- Sequência de atividades; projetos didáticos.

III- Sequência de atividades; métodos didáticos.

IV- Atividades significativas; estratégia temporal espacial.

 Assinale a alternativa que possui as modalidades organizativas CORRETAS.

3 Q915853 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A brincadeira é uma situação que leva a criança a um mundo imaginário, tendo o brinquedo como suporte dessa atividade ou brincadeira. Assinale a alternativa que não condiz com esse processo de ensino e aprendizagem.

4 Q915866 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Assinale a alternativa correta acerca das concepções contemporâneas de Educação Infantil.

5 Q915869 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Sobre a avaliação no contexto da Educação Infantil, é correto afirmar que: 

6 Q915786 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

No documento "Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças", são destacados alguns dos direitos das crianças nas creches. Entre eles, destaca-se que: "Nossas crianças têm direito de manter seu corpo cuidado, limpo e saudável; (...) têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento; (...) têm direito à prevenção de contágios e doenças" (CAMPOS, 2009, p.19). O trecho em destaque refere-se ao que a autora denomina direito à/ao:

7 Q915856 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. O autor Ariès foi um dos pioneiros a estudar este assunto. Em sua obra clássica, A História Social da Criança e da Família, o autor mostra como o conceito de infância tem evoluído através dos séculos, oscilando entre pólos em que as crianças eram consideradas ora um “Bibelô”, ora um

8 Q915868 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Leia os objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil listados abaixo, e assinale a proposição que corresponde às crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses): 

9 Q919048 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Atuar na Educação Infantil é considerar o modo como as crianças desta faixa etária adquirem e desenvolvem conhecimento. Jean Piaget distingue dois grupos aqui: de 0 a 2 anos e o grupo a partir de 2 anos (até os 7 anos). Piaget identifica as crianças a partir de 2 anos como estando na fase:

10 Q915789 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Considerando sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil tem adquirido reconhecida importância como primeira etapa da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), apresenta alguns dos desafios para a essa etapa, como: a universalização da pré-escola e ampliação de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos nas creches. Para que essa meta fosse alcançada algumas estratégias foram propostas, dentre elas destaca-se:

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