Questões de Concursos: Concepções pedagógicas

Prepare-se para a prova com questões de Concepções pedagógicas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

4 Q156022 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

A Lei n.º 5.692/1971, que organizou a educação brasileira durante um longo período, é uma manifestação da tendência liberal tecnicista nas políticas educacionais

5 Q196129 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

A frase que melhor expressa uma concepção crítica sobre a relação entre sociedade e escola é:

6 Q154236 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

8 Q225176 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE

Leia atentamente o relato de uma professora que leciona, na modalidade profissionalizante de Educação de Jovens e Adultos, em um determinado IF. " Em sala de aula converse com o estudante, estabeleça uma relação de diálogo e de reconhecimento ao seu saber, pois o estudante tem muito a nos ensinar em sala de aula. Troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que fazem no grupo social ao qual pertence. Discuta sobre temas de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, ao respeito ao bem comum e a democracia. Selecione a partir da realidade cultural e social os conteúdos a serem trabalhados, pesquise, explore e problematize juntos os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, e assim é possível pensar em ações de intervenção na realidade. Explore temas que os alunos ainda não conheçam. Ah! Há um universo de temas para conhecer e o estudante adulto tem garra e quer aprender." Considerando o relato descrito acima, é possível relacionar estas ações com a seguinte concepção:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.