Questões de Concursos Conhecimentos da Educação Infantil

Resolva questões de Conhecimentos da Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57547 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

O documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q5197 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q5192 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada.

Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil.

Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q4099 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, ela deve organizar estratégias de avaliação que possibilitem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q27130 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Os conteúdos são compreendidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo em fim em si mesmos. Garante que, para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos devem ser trabalhados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q5191 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q5189 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q5193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q5194 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q47842 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q5196 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q57519 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

O espaço na instituição de educação infantil deve:

I. ser versátil e permeável à sua ação.
lI. sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores.
III. possuir ambientes para jogos, artes, faz-de-conta, leitura, dentre outros.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q5190 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Luiza leciona para o pré (crianças de 6 anos) em uma escola de educação infantil. Pediu para seus alunos escolherem um livro de histórias. Contou-lhes e depois pediu para que a dramatizassem, dividindo papéis para cada aluno. Após a dramatização, Luiza escreveu na lousa todas as palavras já conhecidas por sua classe, narradas na história. Com esta atividade, Luiza trabalhou, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q5198 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

A creche ou Centros de Educação Infantil, por atender um duplo direito, previsto na Constituição, à educação e dos trabalhadores que precisam compartilhar cuidados de seus filhos, presta seus serviços em período integral, assume assim a responsabilidade por um cuidado partilhado com os pais, e que precisa ser isento de riscos à integridade da criança. Surge a necessidade do planejamento de atitudes e procedimentos com foco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q835892 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021

As brincadeiras pedagógicas NÃO possibilitam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q4096 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil encaminham um conjunto de princípios, procedimentos e fundamentos que orientarão as instituições de Educação Infantil, tendo como foco principal a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q57528 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as instituições de educação infantil devem possibilitar, em suas propostas pedagógicas, práticas e cuidados que promovam a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais da criança. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q5199 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

As crianças menores de seis anos de idade ainda dependem de cuidados diretos prestados pelos professores. O cuidado cotidiano da saúde da criança é de competência da família e das instituições educativas, pois o cuidar está integrado ao educar. A partir das interações entre quem cuida e quem é cuidado constrói-se a identidade, a autonomia e a socialização, eixos do âmbito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q57544 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.