Questões de Concursos: Consciência Corporal

Prepare-se para a prova com questões de Consciência Corporal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q842294 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.

De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:

I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.

Estão CORRETAS:

2 Q840284 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de Educação Física 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

Sobre características da aptidão física relacionadas à saúde, identifique a alternativa INCORRETA:

3 Q840354 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- As redes sociais podem influenciar a formação da imagem corporal. II- A imagem corporal faz parte de uma peça importante do complexo de identidade pessoal. III- Os estudos relacionados à imagem corporal incluem a estética da existência.
É correto o que se afirma em:

4 Q842958 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020

São fatores que contribuem para o baixo nível de atividade física apresentado pelos adolescentes brasileiros: I. o sexo, a faixa etária, o nível socioeconômico, o local ou região de moradia. II. a participação nas aulas de educação física. III. tempo excessivo de televisão, suporte social oferecido pelos pais ou amigos. IV. consumo de álcool e tabagismo. São corretas as afirmativas:

5 Q846109 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

O carboidrato é um macro nutriente composto por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Também são comumente chamados de glicídios e açúcares e temos nele a principal fonte de energia do nosso corpo que é utilizada durante o exercício, uma vez que quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, que fornece energia para as células e faz a manutenção metabólica glicêmica.
De acordo com sua composição, assinale de 1 a 5, de acordo com os parênteses:
(1) Monossacarídeos. (2) Polissacarídeos. (3) Sacarose. (4) Maltose. (5) Lactose.
( ) É o açúcar do leite. Sintetizado nas glândulas mamarias dos mamíferos.
( ) De composição menos complexa, possuem de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. Alguns exemplos desse tipo de carboidrato são: Galactose, glicose e frutose.
( ) São exemplos desse tipo de carboidrato o extrato da cana de açúcar, da beterraba, uva e mel. Além do açúcar comum que utilizamos em casa ser exemplo dessa classe de carboidratos.
( ) São moléculas complexas formadas pela união de diversos monossacarídeos, são exemplos o amido e a celulose.
( ) Esse tipo de dissacarídeo não é encontrado naturalmente na natureza, sendo assim obtido pela indústria através da fermentação de cereais, como por exemplo, a cevada.
A sequência CORRETA é:

6 Q846680 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:

I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.

II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.

III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.

IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.

V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.

Estão CORRETAS:

7 Q839368 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Santana do Livramento RS Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Complete a lacuna a seguir: O________________ é a capacidade de realizar trabalhos musculares de forma satisfatória. No entanto, atualmente, observa-se uma grande contribuição do conceito de saúde dentro dos paradigmas do ________________, sendo ele retratado por eficiência cardiorrespiratória, composição corporal ideal para o organismo e ótima manutenção músculo esquelético para a manutenção das atividades do ser humano.

8 Q842454 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Centenário do Sul PR Provas Professor de Educação Física 20H Professor de Educação Física 40H, FAUEL, 2020

Cada vez mais se fala sobre qualidade de vida. É uma concepção que envolve parâmetros das áreas de saúde, arquitetura, urbanismo, lazer, gastronomia, esportes, educação, meio ambiente, segurança pública e privada, entretenimento, novas tecnologias e tudo o que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio. Logo, o universo de conhecimento em qualidade de vida se expressa como uma área multidisciplinar de conhecimento que engloba além de diversas formas de ciência e conhecimento popular, conceitos que permeiam a vida das pessoas como um todo. Assim, diferentes autores e instituições apresentam diferentes conceitos sobre o termo qualidade de vida. Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é?

9 Q842917 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Panambi RS Monitor de Atividades Físicas, FUNDATEC, 2020

Quando o objetivo primário da atividade física é melhorar os padrões de saúde, reduzir os riscos de doença e morte, principalmente decorrentes do sedentarismo, são recomendadas algumas orientações, segundo Guiselini. Considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Intensidade: prescrever atividades com intensidade <45% VO² máx. ( ) Frequência: de preferência diariamente, ou na maioria dos dias da semana. ( ) Duração: acumular pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

10 Q844803 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.