Questões de Concursos: Contribuições sociais ou parafiscais

Prepare-se para a prova com questões de Contribuições sociais ou parafiscais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q167541 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor Fiscal da Receita Federal Área Tributária e Aduaneira, Receita Federal, ESAF

Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso.
Depois, marque a opção que contenha a exata seqüência.

( ) É legítima a cobrança da COFINS e do PIS sobre as operações relativas à energia elétrica, serviços de telecomunicações, derivados de petróleo, combustíveis e minerais do País.

( ) A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, com a incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classifi cação contábil.

( ) Foram instituídas a Contribuição para o PIS/PASEPImportação e a Contribuição para a COFINS, devida pelo importador de bens estrangeiros ou serviços do exterior.

2 Q137491 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRF 3a, FCC

As contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico instituídas por competência exclusiva da União

3 Q167717 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor Fiscal da Receita Federal Área Tecnologia da Informação, Receita Federal, ESAF

Sobre as contribuições sociais gerais (art. 149 da Constituição Federal), é errôneo afirmar-se, haver previsão de que

4 Q163603 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor Fiscal da Receita Federal Área Tecnologia da Informação, Receita Federal, ESAF

  • Podem os Municípios instituir contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, cobrando-a na fatura de consumo de energia elétrica?
  • Podem os Estados cobrar contribuição previdenciária de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, de regime previdenciário, com alíquota inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União?
  • As contribuições sociais de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profi ssionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, poderão incidir sobre as receitas decorrentes de exportação?

5 Q168728 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Auditor Fiscal da Receita Federal Área Tecnologia da Informação, Receita Federal, ESAF

Sobre as contribuições para a seguridade social (art. 195 da Constituição), podemos afirmar que

6 Q228015 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Procurador Municipal, Prefeitura de Cuiabá MT, UFMT

Em relação ao Direito Tributário, assinale a afirmativa INCORRETA.

7 Q227448 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Procurador, PGR, PGR

COBRANÇA DE CONTRIBUlÇÃO SINDICAL RURAL PATRONAL. IDENTIDADE DE BASE DE CÁLCULO E SUJElÇÃO PASSIVA COM O IMPOSTO TERRITORIAL RURAL - ITR. NESSE CASO, DE SIMULTÂNEA COBRANÇA DA CONTRIBUlÇÃO E DO ITR, PODE-SE DIZER QUE:

8 Q233701 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Profissional Júnior Direito, Petrobras, CESGRANRIO

A contribuição social pode ser cobrada pela

9 Q211869 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

Em relação às normas constitucionais relativas às contribuições previdenciárias, examine as afirmativas a seguir.

I. A seguridade social será financiada, dentre outras, por contribuições a cargo do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, desde que com vínculo empregatício.
II. As contribuições do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.
III. A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições incidentes sobre a receita ou faturamento serão não-cumulativas.

Assinale:

10 Q220802 | Direito Tributário, Contribuições sociais ou parafiscais, Procurador, PGE AC, FMP RS

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.