Questões de Concursos: Controle Interno da Entidade Auditada

Prepare-se para a prova com questões de Controle Interno da Entidade Auditada de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q710723 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Auditor de Controle Interno Administração, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM

No amplo contexto na gestão empresarial, surge a Controladoria como ferramenta de auxílio dos Gestores. No intuito de auxiliar no processo de controle econômico, financeiro e contábil, a área da Controladoria utilizando-se de ferramentas técnicas de sistemas ERP, metodologias gerenciais de custos, planejamento e finanças corporativas, contemplando o alinhamento na utilização das Normas Contábeis vigentes e a ampla legislação tributária (seja ela Municipal, Estadual ou Federal), auxiliará o gestor empresarial no monitoramento das operações empresariais que gerarão resultados financeiros, contábeis e econômicos da Entidade Empresarial. Sobre o tema, marque o item INCORRETO:

2 Q678139 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco III, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

A respeito do estudo e da avaliação do sistema contábil e dos controles internos das entidades, julgue os itens seguintes. 
I O sistema contábil e de controles internos compreende o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e procedimentos empregados pela entidade para a proteção de seu patrimônio, para a promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e de suas demonstrações contábeis, e para sua eficácia operacional. 
II Na avaliação do sistema contábil e de controles internos, o auditor deve considerar o ambiente de controle existente na entidade, os procedimentos de controle adotados pela administração da entidade e a existência e efetividade da supervisão externa realizada por órgãos específicos.
III Ao realizar o estudo e a avaliação do sistema contábil e de controles internos da entidade, como base para determinar a natureza, a oportunidade e a extensão da aplicação dos procedimentos de auditoria, o auditor deve considerar o grau de descentralização de decisão adotado pela administração da entidade.
Assinale a opção correta.

3 Q678084 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco III, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que indica o componente de controle interno que serve de fundamento para os demais componentes e que se refere diretamente aos valores éticos e à criação de uma cultura de honestidade dentro de uma entidade.

4 Q706895 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Agente de Controle Interno, Prefeitura de Teotônio Vilela AL, ADMeTEC

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno tem a atribuição de criar e gerenciar as políticas públicas de assistência social, no município.
II. À luz da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre as normas brasileiras de controle interno, o Agente de Controle Interno deve utilizar ferramentas e técnicas como, por exemplo, o planejamento em ondas sucessivas, o método PERT e o gerenciamento do valor agregado para desenvolver, de forma contrária aos princípios da administração pública, todos os processos internos de auditoria, controle e verificação dos programas e projetos, no âmbito da municipalidade.

Marque a alternativa CORRETA:

5 Q706570 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Auditor Fiscal SF, Prefeitura de Valinhos SP, VUNESP

Considerando a norma de auditoria em relação à comunicação de deficiências de controles internos, é correto afirmar: 

6 Q698628 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP

Quando se considera um modelo de controle interno, órgãos normativos como o CFC entendem que este deveria abranger aspectos como: ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação e monitoramento. Nesse contexto,

7 Q684619 | Auditoria, Controle Interno da Entidade Auditada, Auditor, UFF, COSEAC

As atividades de controle compreendem o que, na sistemática de trabalho anterior à do COSO - Committee of Sponsoring Organizations, era tratado como controle interno. Podem ser de duas naturezas: atividades de prevenção ou de detecção. A atividade que se configura, concomitantemente, como de detecção e prevenção denomina-se:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.