Questões de Concursos: Criatividade e Inovação

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1 Q943726 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Texto 1 Em tempos atuais, a evolução do processo de gestão organizacional promove uma espécie de metamorfose da ciência da Administração e faz com que novos campos de conhecimento possam surgir. Uma dessas influências surge por meio da Gestão do Conhecimento, que introduz princípios de gestão que valorizam os ativos intangíveis da organização. As atividades organizacionais tornam-se intensivas em conhecimento, demandando uma atividade altamente cognitiva e relacionada com práticas de pesquisa e desenvolvimento, o que gera inovação.
Exemplo disso é a utilização da marca como um atributo do conhecimento organizacional, já que, por intermédio do conceito do Branding, ela se torna um ativo altamente estratégico para a organização.
Texto 2 É fácil crescer em um mercado favorável. Mas qual é o perigo disso? Em um cenário positivo, é difícil saber ao certo se as estratégias adotadas foram corretas ou se pareceram corretas porque o mercado estava em crescimento. Nesse tipo de situação, algumas marcas e empresas crescem muito ao lançar novos produtos e entrar em novos mercados, mesmo sendo pouco assertivas em suas estratégias. A razão? O crescimento pode ter encobrir erros, que, em mercados menos favoráveis, podem levar à perda de competitividade.
Disponível em: http:/ /exame.abril.com.br. Acesso em: 22 jul. 2015 (adaptado).

A partir do exposto acerca dos ativos intangíveis da organização, avalie as afirmações a seguir.
I. A marca pode ser considerada um ativo intelectual, por compor a rede de relacionamentos externos da organização e facilitar a gestão do conhecimento organizacional.
II. As atividades intensivas em conhecimento são altamente cognitivas e, por suas características, são análogas às práticas de pesquisa e desenvolvimento, pois geram conhecimento organizacional de valor.
III. O capital intelectual fortalece a gestão do conhecimento organizacional e é composto pelo conhecimento estratégico (tácito + explícito) e pela rede de relacionamentos internos e externos da organização.

É correto o que se afirma em

2 Q885597 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Auxiliar Administrativo IV, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

De acordo com Chiavenato (2014), a mudança organizacional é um processo pelo qual a empresa altera sua estrutura, estratégia, operações, tecnologias ou cultura. Tendo como base os conceitos relacionados à mudança organizacional, assinale a alternativa correta.

3 Q901628 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Administração, IFES, IF ES, 2024

Uma empresa de tecnologia está decidindo se deve lançar um novo produto inovador ou continuar focada em sua linha atual. No entanto, a decisão também depende das ações de seu principal concorrente que está considerando uma estratégia semelhante. Ambas as empresas têm duas opções: "Inovar" ou "Manter" a linha atual.
Leia as afirmações abaixo e marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO.

( ) Se ambas as empresas optarem por inovar simultaneamente, o mercado pode se saturar, resultando em lucros médios ou menores para ambas.
( ) A decisão de manter a linha atual é sempre mais segura, pois elimina o risco de perder participação de mercado.
( ) Inovar pode ser uma estratégia arriscada, pois, se ambas as empresas adotarem essa estratégia, pode ocorrer a saturação do mercado, diminuindo os lucros para ambas.
( ) O dilema principal enfrentado pelas empresas é escolher entre inovar para capturar o mercado ou manter a linha atual para preservar os lucros estáveis, sabendo que a escolha da outra empresa afetará diretamente os resultados.
( ) Em qualquer cenário, a decisão de inovar garante uma vantagem competitiva para a empresa que adotar essa estratégia.

Escolha a alternativa que representa CORRETAMENTE a sequência de VERDADEIRO (V)e FALSO (F) das afirmações acima:

4 Q905328 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Administração, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A inovação possui características que influenciam a sua difusão entre os adotantes. Tais características são conceituadas na Teoria da Difusão da Inovação (TDI) como atributos de uma inovação. O gerente de uma organização identificou três situações que influenciam a difusão da inovação entre os funcionários de sua empresa:
(i) quando eles visualizavam claramente os resultados positivos da utilização da inovação;
(ii) quando eles acreditavam que a inovação era melhor do que a ideia, a prática ou o objeto que a antecederam;
(iii) quando eles percebiam consistência da inovação com suas crenças, valores, normas, experiências passadas e necessidades.
Essas três situações ilustram, respectivamente, os seguintes atributos de uma inovação:

5 Q943738 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Para permitir a comparabilidade com os resultados de pesquisas sobre inovação baseados na segunda edição do Manual de Oslo, todas as atividades de inovação exceto a P&D são divididas entre inovações de produto e de processo, de um lado, e de marketing e organizacionais, de outro. Com o intuito de manter a continuidade com as medidas mais antigas das atividades de inovação de produto e de processo bem como expandir a cobertura para incluir as atividades relacionadas a todos os tipos de inovação. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA

6 Q943727 | Gestão de Pessoas, Criatividade e Inovação, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Uma montadora de veículos começou um processo de redução de gastos com marketing e, paralelamente, passou a alocar recursos na área de pesquisa e desenvolvimento. A proposta reverter as economias em investimento em tecnologias emergentes, como, por exemplo, o desenvolvimento de veículos autônomos e projeta-se uma injeção de 2,72 trilhões de ienes (24,66 bilhões de dólares) em projetos de pesquisa no próximo ano - montante considerado baixo se comparado a companhias do setor de tecnologia - que, inclusive, passaram a competir diretamente com as montadoras de veículos. A montadora pretende seguir o exemplo de organizações desse setor (tecnologia), que investem fortemente de estratégias de marketing mais baratas e inovadoras (se comparadas às estratégias tradicionais).
Acesso em: https://exame.abril.com.br/negocios/toyota-vai-usar-recursos-de-marketing-para-pesquisa-e-inovacao/. Acesso em: 4 jul. 2018 (adaptado).
Diante do exposto, é correto afirmar que, na empresa montadora de veículos, foram utilizados
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