Questões de Concursos: Culturas Agrícolas na Agropecuária

Prepare-se para a prova com questões de Culturas Agrícolas na Agropecuária de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q917133 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A produção agropecuária é umas das atividades mais importantes no cenário mundial, destacando-se pela produção de alimentos, fibras e bioenergia. Em contrapartida, também gera uma quantidade enorme de resíduos que sempre foram considerados como material sem valor econômico e altamente poluidor do meio ambiente. Entretanto, atualmente, tecnologias permitem o aproveitamento destes resíduos, que não apresentem contaminantes nocivos à saúde, de forma a gerarem novos produtos, naquilo que se convencionou chamar de economia circular ou bioeconomia. Em relação aos resíduos vegetais podemos verificar uma grande diversidade e complexidade química, o que permite a destinação à produção de diferentes produtos finais como energia, alimentos, produtos químicos e materiais. Podemos separar os resíduos em quatro tipos principais: oleaginosas, sacarídeas (ou açucaradas), amiláceas e lignocelulósicas. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - Todo e qualquer resíduo da agropecuária pode ser aproveitado para gerar novos produtos para o consumo.
II - Resíduos vegetais oleaginosos podem ser oriundos da extração de óleos vegetais de diferentes espécies de plantas.
III - Os resíduos vegetais podem gerar mais de um produto final, por apresentarem uma constituição diversificada em sua composição.

A partir do apresentado é CORRETO concluir o que se afirma em:

2 Q917131 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A planta do algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) é perene com hábito de crescimento indeterminado, ou seja, existindo condições edafoclimáticas favoráveis à cultura, a planta continuará, por longo período, emitindo estruturas reprodutivas e continuando seu crescimento vegetativo. Essa característica favorece o apodrecimento de frutos e a queda de flores, botões e frutos, influenciando diretamente na produtividade e qualidade da fibra. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – A proporção entre o crescimento vegetativo e reprodutivo é de extrema importância para assegurar a qualidade da fibra do algodoeiro. Para isso são utilizados reguladores de crescimento.

PORQUE

II – Com a aplicação de reguladores de crescimento, do ponto de vista fisiológico, teremos plantas mais eficientes e a competição por fotoassimilados entre as partes vegetativas e reprodutivas fica extremamente reduzida.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

3 Q917122 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O milho é cultivado no Brasil em três períodos: safra de verão, safrinha ou safra de outono; e a última nos meses de maio a junho, principalmente nos estados do Nordeste. Na safra de 2011/2012 a área de milho safrinha superou a de verão. Empresas do setor de sementes investiram no desenvolvimento de cultivares que apresentassem duplicidade de adaptabilidade e produtividade, tanto para safra de verão, como para safrinha. Diversas empresas continuam mantendo seus projetos de desenvolvimento de cultivares destinadas estritamente para safra de verão ou safrinha, posicionando seus materiais para épocas específicas. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O cultivo de materiais de milho com dupla aptidão de plantio, safra de verão ou safrinha, permite uma maior disponibilidade de variedade de materiais no mercado.

PORQUE

II - As cultivares presentes atualmente no mercado podem ser semeadas tanto em primeira (verão) quanto em segunda safra (safrinha), principalmente pela ampla adaptabilidade e estabilidade dos híbridos para essas épocas de semeadura.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

4 Q917125 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O fitormônio etileno (C2H4) é responsável por regular diversas etapas fisiológicas de desenvolvimento da planta, além da maturação e senescência da planta e seus órgãos. Muitos pesquisadores o consideram como o “hormônio do amadurecimento”, por conta do papel fundamental nos processos de amadurecimento de frutos. As diferentes espécies de frutíferas podem apresentar taxas de síntese de etileno variáveis conforme o tipo de amadurecimento de seus frutos. Existem frutos que não são capazes de produzir o fitormônio em quantidade suficiente caso sejam destacados da planta, enquanto, em outras espécies essa produção não é afetada mesmo se colhido e separado da planta. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Espécies de frutíferas que produzem frutos que podem ser colhidos em completa maturação fisiológica e continuam o processo de amadurecimento fora da planta.

PORQUE

II – Os frutos produzem uma quantidade de etileno muito elevadas durante o processo de amadurecimento por exemplo: banana, abacate e manga.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

5 Q917130 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

Atualmente no Brasil a colheita mecanizada de cana-de-açúcar está presente em quase todos os estados produtores. A adaptação da lavoura de cana à colheita mecanizada se faz necessário para diminuição das perdas qualitativas e quantitativas da matéria-prima para o processamento nas indústrias. Algumas características desejáveis para uma cultivar destinada a colheita mecanizada são: porte ereto, fácil despalha, perfilhamento de soqueira, teor de fibra, diâmetro do colmo, uniformidade de altura, sanidade e produtividade. Todos estes parâmetros influenciarão na eficácia da colheita. As informações apresentadas indicam que, em relação às cultivares de cana, influenciam a colheita mecanizada:

6 Q917123 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

As frutíferas apresentam duas classificações quando analisamos a condição de amadurecimento dos frutos, estes podem ser climatéricos ou não climatéricos. Os frutos climatéricos são aqueles que após serem colhidos, no estágio de amadurecimento fisiológico completo, continuam seu processo de amadurecimento mesmo fora da planta, suas atividades metabólicas continuam ativas. Já os frutos não climatéricos precisam concluir o processo de amadurecimento total na planta antes de ser colhido, caso contrário suas atividades metabólicas são paralisadas e o processo de amadurecimento se encerra. Com base nas informações apresentadas, como podemos analisar a taxa respiratória de frutos climatéricos e não climatéricos?

7 Q917146 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A germinação das sementes abrange todo o processo que vai desde a ativação dos processos metabólicos até a emergência da radícula e da plúmula. O percentual de germinação depende de fatores internos e externos. Como fatores internos, podem ser citados: o estado de dormência, a qualidade da semente e o potencial de germinação da espécie.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - A dormência representa uma condição em que o conteúdo de água nos tecidos é pequeno e o metabolismo das células é ativo, fato que permite a germinação da semente após um longo período de armazenamento.
II - A viabilidade da semente é expressa pelo percentual de germinação, o qual indica o número de plantas produzidas por um dado número de sementes.
III - O vigor é definido como sendo a soma de todos os atributos da semente, que favorecem o estabelecimento rápido e uniforme de uma população no campo.

Sobre as sentenças acima é CORRETO concluir o que se afirma em:

8 Q917149 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

O objetivo do teste de sanidade de sementes é determinar o estado sanitário de uma amostra de sementes e, consequentemente, do lote que representa, obtendo-se, assim, informações que podem ser usadas para diferentes finalidades, como comparar a qualidade de diferentes lotes de sementes ou determinar a sua utilização comercial.

O teste de sanidade é importante por inúmeras razões, dentre as quais:

9 Q917150 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, UFCG, UFCG, 2025

A qualidade da fibra do algodão que chega às indústrias têxteis depende muito do cotonicultor, que deve estar atento à presença de impurezas e à maturidade da fibra. A falta de cuidado durante os trabalhos de colheita, acondicionamento e transporte são responsáveis pela apresentação de algodão em caroço sujo e portador de corpos estranhos, forçando o trabalho dos limpadores e provocando desgastes nos dentes das serras.

Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:

10 Q917826 | Agropecuária, Culturas Agrícolas na Agropecuária, Técnico em Atividades Agropecuárias, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Assinale V ou F para as alternativas:
I) O nível de dano econômico (NDE) depende das condições ambientais e do tipo de solo, pois esses fatores podem afetar o vigor da planta.
II) O controle biológico de pragas utiliza organismos vivos tais como parasitoides e predadores, denominados agentes entomopatogênicos, para eliminar a população de outro organismo, o que não ocorreria na sua ausência.
III) O NDE (nível de dano econômico)não será o mesmo para diferentes insetos em uma mesma cultura ou para uma determinada espécie em culturas distintas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.