Questões de Concursos: Currículo Prepare-se para a prova com questões de Currículo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Currículo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q153854 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA teoria curricular apresenta diferentes conceitos que ajudam a definir o termo currículo que tanto pode ser entendido como curso, carreira, quanto designar as várias atividades educativas por meio das quais os conteúdos são desenvolvidos. Dentre as possíveis definições, o termo currículo oculto significa que a) ensina-se e aprende-se muito mais do que se supõe. b) procura-se uma identidade para o conteúdo curricular. c) o que se ensina é o que se aprende de fato. d) seleciona-se mais conteúdos do que se ensina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q57461 | Pedagogia, CurrículoCom relação ao conceito de Currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. ( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. ( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. ( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, a) V – V – F. b) F – V – V. c) V – F – V. d) F – V – F. e) V – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q57464 | Pedagogia, CurrículoO corpo docente de uma escola de ensino médio se reuniu com a equipe técnico-pedagógica da escola para elaborar um planejamento interdisciplinar para o próximo ano letivo. O grupo estudou e debateu sobre a melhor maneira de estruturar o currículo com foco na interdisciplinaridade, chegando à conclusão de que seria necessário a) partir do movimento de aprendizagem dos estudantes que, por si mesmos, já realizam a integração dos conteúdos. b) eleger uma disciplina como fio condutor curricular e integrar o conteúdo das demais disciplinas, quando possível. c) encontrar pontos comuns entre as disciplinas e realizar a integração, resguardando, assim, a exposição dos conceitos essenciais de cada uma delas. d) integrar as disciplinas da mesma área do conhecimento, mantendo, assim, a integridade de cada disciplina e resguardando seus objetivos fundamentais. e) realizar um estudo exploratório sobre as questões fundamentais que o ser humano busca equacionar e direcionar a atuação de cada disciplina para respondê-las. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q834407 | Pedagogia, Currículo, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021O debate sobre o currículo na Educação Infantil tem gerado muitas controvérsias entre os professores de creches e pré-escolas e outros educadores e profissionais afins. Além de tal debate incluir diferentes visões de criança, de família, e de funções da creche e da pré-escola, para muitos educadores e especialistas que trabalham na área, a Educação Infantil não deveria envolver-se com a questão de currículo, termo em geral associado à escolarização, esses profissionais ficam receosos de importar para a Educação Infantil uma estrutura e uma organização que têm sido hoje muito criticadas, preferem usar a expressão: Marque a alternativa CORRETA relacionada ao contexto acima sobre currículo na Pré-escola. a) Projeto de vida. b) Diário. c) Projeto pedagógico. d) Portfólio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q153741 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções decurrículo.Considerar a atividade cognitiva de aprender como essencialmente intelectual é uma característica marcante da concepção tradicional de currículo. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q198593 | Pedagogia, Currículo, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCCO planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar a) atividades que possam garantir um ritmo de aprendizagem comum a todas as crianças de um mesmo grupo. b) situações variadas que permitam uma diversidade de experiências e dispensar avaliações para evitar comparação entre as crianças. c) um método definido de ensino que esclareça para o professor como abordar cada um dos conteúdos préestabelecidos. d) a organização de tempo, espaços, rotina, materiais disponíveis e resultar de um projeto coletivo que considere o perfil da clientela. e) as características individuais dos educadores de modo a aproveitar melhor o talento de cada um a serviço da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q834419 | Pedagogia, Currículo, Prefeitura de São Bento do Sul SC Professor de Educação Infantil Habilitado, OMNI, 2021Analise as afirmativas abaixo a respeito de algumas condições da organização curricular das instituições de Educação Infantil: I-Assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II- Considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. III-Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV-Cumprir o dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil. Estão CORRETAS somente as afirmativas: a) I, III e IV. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q152191 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANO currículo tem um papel tanto de conservação quanto de transformação e construção dos conhecimentos historicamente acumulados. A perspectiva teórica que trata o currículo como um campo de disputa e tensões, pois o vê implicado com questões ideológicos e de poder, denomina-se a) tecnicista. b) crítica. c) tradicional. d) pós-crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q241363 | Pedagogia, Currículo, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROSacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar. O autor define currículo como projeto seletivo de cultura, condicionado cultural, social, política e administrativamente, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada. Uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental apresenta alto índice de fracasso escolar e seus professores queixam-se constantemente do desinteresse dos alunos, da indisciplina na sala de aula, das agressões entre os alunos e da dificuldade de desenvolver seu trabalho nesse contexto. O Supervisor de Ensino, considerando suas funções e competências (Jornal APASE, junho 2002) e tendo em vista as afirmações de Sacristán (2000), diante da situação da escola, deve a) ponderar que as queixas apresentadas podem ser indicadores de que a escola encontra dificuldades no desenvolvimento do currículo e cobrar do Diretor, pela competência, a solução para o problema, pois se trata do modo como as ações pedagógicas se desenvolvem dentro da unidade escolar. b) descartar dificuldades no desenvolvimento curricular, pois o problema é disciplinar, decorrente da realidade social daquela comunidade, cuja solução a equipe escolar deve buscar estabelecendo parceria com o Conselho Tutelar e a Promotoria da Criança e do Adolescente. c) observar no fato relatado um indicador de que a escola não consegue desenvolver adequadamente o seu currículo. Levar o problema ao Dirigente Regional de Ensino a quem cabe oficiar à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, órgão responsável para estudar e encaminhar alternativas de solução para a escola. d) considerar a indisciplina dos alunos como indicador de que a equipe escolar tem dificuldades no desenvolvimento do currículo, e subsidiar a equipe de gestão na identificação das causas do problema, articulando, com a Oficina Pedagógica, um processo de formação continuada, se essa ação se mostrar necessária. e) considerar que o problema de indisciplina dos alunos aponta a falta de apoio dos pais à escola, portanto, cabe orientar a direção da escola para que promova reuniões com os pais ou responsáveis, fale das dificuldades e peça que pressionem seus filhos a estudar, pois só assim a escola pode alcançar resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q154430 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA incorporação, no currículo, de questões tais como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997) deve ser realizada a partir de a) uma abordagem transversal que integre todas as temáticas relacionadas. b) criação de disciplinas específicas para cada tópico específico. c) desenvolvimento das disciplinas de Ciências, História e Geografia. d) criação de uma disciplina integradora que contemple ciência e cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q153854 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA teoria curricular apresenta diferentes conceitos que ajudam a definir o termo currículo que tanto pode ser entendido como curso, carreira, quanto designar as várias atividades educativas por meio das quais os conteúdos são desenvolvidos. Dentre as possíveis definições, o termo currículo oculto significa que a) ensina-se e aprende-se muito mais do que se supõe. b) procura-se uma identidade para o conteúdo curricular. c) o que se ensina é o que se aprende de fato. d) seleciona-se mais conteúdos do que se ensina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q57461 | Pedagogia, CurrículoCom relação ao conceito de Currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. ( ) Associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. ( ) Envolve uma dimensão de atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. ( ) Envolve predominantemente os processos de avaliação. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, a) V – V – F. b) F – V – V. c) V – F – V. d) F – V – F. e) V – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q57464 | Pedagogia, CurrículoO corpo docente de uma escola de ensino médio se reuniu com a equipe técnico-pedagógica da escola para elaborar um planejamento interdisciplinar para o próximo ano letivo. O grupo estudou e debateu sobre a melhor maneira de estruturar o currículo com foco na interdisciplinaridade, chegando à conclusão de que seria necessário a) partir do movimento de aprendizagem dos estudantes que, por si mesmos, já realizam a integração dos conteúdos. b) eleger uma disciplina como fio condutor curricular e integrar o conteúdo das demais disciplinas, quando possível. c) encontrar pontos comuns entre as disciplinas e realizar a integração, resguardando, assim, a exposição dos conceitos essenciais de cada uma delas. d) integrar as disciplinas da mesma área do conhecimento, mantendo, assim, a integridade de cada disciplina e resguardando seus objetivos fundamentais. e) realizar um estudo exploratório sobre as questões fundamentais que o ser humano busca equacionar e direcionar a atuação de cada disciplina para respondê-las. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q834407 | Pedagogia, Currículo, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021O debate sobre o currículo na Educação Infantil tem gerado muitas controvérsias entre os professores de creches e pré-escolas e outros educadores e profissionais afins. Além de tal debate incluir diferentes visões de criança, de família, e de funções da creche e da pré-escola, para muitos educadores e especialistas que trabalham na área, a Educação Infantil não deveria envolver-se com a questão de currículo, termo em geral associado à escolarização, esses profissionais ficam receosos de importar para a Educação Infantil uma estrutura e uma organização que têm sido hoje muito criticadas, preferem usar a expressão: Marque a alternativa CORRETA relacionada ao contexto acima sobre currículo na Pré-escola. a) Projeto de vida. b) Diário. c) Projeto pedagógico. d) Portfólio. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q153741 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções decurrículo.Considerar a atividade cognitiva de aprender como essencialmente intelectual é uma característica marcante da concepção tradicional de currículo. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q198593 | Pedagogia, Currículo, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCCO planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar a) atividades que possam garantir um ritmo de aprendizagem comum a todas as crianças de um mesmo grupo. b) situações variadas que permitam uma diversidade de experiências e dispensar avaliações para evitar comparação entre as crianças. c) um método definido de ensino que esclareça para o professor como abordar cada um dos conteúdos préestabelecidos. d) a organização de tempo, espaços, rotina, materiais disponíveis e resultar de um projeto coletivo que considere o perfil da clientela. e) as características individuais dos educadores de modo a aproveitar melhor o talento de cada um a serviço da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q834419 | Pedagogia, Currículo, Prefeitura de São Bento do Sul SC Professor de Educação Infantil Habilitado, OMNI, 2021Analise as afirmativas abaixo a respeito de algumas condições da organização curricular das instituições de Educação Infantil: I-Assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II- Considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. III-Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV-Cumprir o dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil. Estão CORRETAS somente as afirmativas: a) I, III e IV. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q152191 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANO currículo tem um papel tanto de conservação quanto de transformação e construção dos conhecimentos historicamente acumulados. A perspectiva teórica que trata o currículo como um campo de disputa e tensões, pois o vê implicado com questões ideológicos e de poder, denomina-se a) tecnicista. b) crítica. c) tradicional. d) pós-crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q241363 | Pedagogia, Currículo, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROSacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar. O autor define currículo como projeto seletivo de cultura, condicionado cultural, social, política e administrativamente, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada. Uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental apresenta alto índice de fracasso escolar e seus professores queixam-se constantemente do desinteresse dos alunos, da indisciplina na sala de aula, das agressões entre os alunos e da dificuldade de desenvolver seu trabalho nesse contexto. O Supervisor de Ensino, considerando suas funções e competências (Jornal APASE, junho 2002) e tendo em vista as afirmações de Sacristán (2000), diante da situação da escola, deve a) ponderar que as queixas apresentadas podem ser indicadores de que a escola encontra dificuldades no desenvolvimento do currículo e cobrar do Diretor, pela competência, a solução para o problema, pois se trata do modo como as ações pedagógicas se desenvolvem dentro da unidade escolar. b) descartar dificuldades no desenvolvimento curricular, pois o problema é disciplinar, decorrente da realidade social daquela comunidade, cuja solução a equipe escolar deve buscar estabelecendo parceria com o Conselho Tutelar e a Promotoria da Criança e do Adolescente. c) observar no fato relatado um indicador de que a escola não consegue desenvolver adequadamente o seu currículo. Levar o problema ao Dirigente Regional de Ensino a quem cabe oficiar à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, órgão responsável para estudar e encaminhar alternativas de solução para a escola. d) considerar a indisciplina dos alunos como indicador de que a equipe escolar tem dificuldades no desenvolvimento do currículo, e subsidiar a equipe de gestão na identificação das causas do problema, articulando, com a Oficina Pedagógica, um processo de formação continuada, se essa ação se mostrar necessária. e) considerar que o problema de indisciplina dos alunos aponta a falta de apoio dos pais à escola, portanto, cabe orientar a direção da escola para que promova reuniões com os pais ou responsáveis, fale das dificuldades e peça que pressionem seus filhos a estudar, pois só assim a escola pode alcançar resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q154430 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA incorporação, no currículo, de questões tais como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997) deve ser realizada a partir de a) uma abordagem transversal que integre todas as temáticas relacionadas. b) criação de disciplinas específicas para cada tópico específico. c) desenvolvimento das disciplinas de Ciências, História e Geografia. d) criação de uma disciplina integradora que contemple ciência e cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro