Questões de Concursos: Currículo Teoria e Prática

Prepare-se para a prova com questões de Currículo Teoria e Prática de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q900394 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A observação é uma ação estudiosa da realidade. Estudo quando tenho uma pauta, quando eu direciono o meu olhar. Quando observo, ordeno, seleciono, diagnostico significados, classifico questões. É uma ação altamente reflexiva. É diferente do que registrar mecanicamente tudo o que se vê ou se está ali olhando.

FREIRE, M. Primavera Madalena. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de

Porto Alegre: SME, 1989.


Por isso, o Professor de Educação Infantil, ao planejar sua ação pedagógica, deve analisar:

2 Q910665 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, é um documento de caráter normativo, que deve ser utilizado por todas as escolas brasileiras. Qual é o principal objetivo da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação básica no Brasil?

3 Q892826 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O planejamento educacional é uma etapa fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite organizar as atividades pedagógicas de forma a atender aos propósitos educacionais e às necessidades dos alunos.
Sobre o planejamento educacional, assinale a afirmativa correta

4 Q904361 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Entende-se por Currículo o documento que em sua íntegra agrupa informações pertinentes ao Campo Educacional. Dentro desta perspectiva, pode-se entender que, todavia, na perspectiva de Libâneo a compreensão de currículo, enquanto projeção do Projeto Pedagógico, o que define currículo como: “[...] o que ensinar, o para que ensinar, o como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática” (2008, p. 168). De acordo com os estudos sobre Educação e Currículo, assinale a alternativa acerca de Currículo Oculto.

5 Q910833 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Constituem-se exemplos CORRETOS de Planejamento Escolar:

6 Q901400 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Todo início de ano letivo o coordenador pedagógico orienta os professores a iniciarem o ciclo de planejamento, com a organização de um conjunto de matérias/conteúdos que serão ensinados e desenvolvidos, que corresponde ao:

7 Q881031 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O planejamento na educação infantil é uma ferramenta indispensável e precisa atender as especificidades desta faixa etária. Ostetto (2008) destaca algumas abordagens essenciais a um bom planejamento para a educação infantil. Quais são estas abordagens, segundo a autora?
I - Valorizar a perspectiva lúdica. II - Observar e ter uma escuta sensível. III - Elaborar um currículo holístico e prescritivo. IV - Envolver as famílias. V - Priorizar o planejamento a partir das datas comemorativas.
Segundo Ostetto (2008) estão corretas as assertivas:

8 Q902715 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistiva ACLTA, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

O currículo, enquanto construção social do conhecimento, visa a atender ao contínuo das dificuldades de ensino-aprendizagem que se apresentam no processo das pessoas com deficiência, pois requer respostas educativas adequadas como as que estão presentes no(a):

9 Q896909 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar.

Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.