Questões de Concursos: Dança

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1 Q351878 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:

2 Q352379 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

3 Q351479 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Em 1970, a diretora, coreógrafa e dançarina brasileira Lia Robalto criou diversas coreografias em espaços alternativos, ou seja, lugares que não fossem um palco tradicional, com o objetivo de estimular na platéia reações ou atitudes diferentes como contestação, celebração ou brincadeira. Essa dança foi chamada de:

4 Q352004 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na linguagem específica da dança, considerando os processos de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que:

5 Q909634 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Jacqueline Robinson (1978), traz a pluralidade da dança no mundo contemporâneo. Nesse sentido, coloque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) De acordo com Strazzacappa (2001), atualmente, as possibilidades foram ampliadas, porque o ser humano sempre se reinventa e outras formas de danças aparecem.

( ) Numa tentativa de atualizar esta árvore, não é possível acrescentar muitas outras danças: Algumas danças populares brasileiras, como o forró, o samba, a lambada e recentemente o axé, só conquistaram os espaços dos cursos de dança de salão ao lado das imortais valsa, tango e bolero.

( ) As danças provenientes de regiões e países específicos, como a dança do ventre, a dança flamenca, o sapateado americano e irlandês (tão em voga atualmente) e as danças de rua (ou street dance), não devem ser introduzidas como um galho que se inicia nas expressões culturais (folclóricas).

( ) As danças de rua tiveram origem nos guetos negros norte-americanos, como forma de protesto, e ganharam adeptos no mundo todo. Como o rap, o funk e o break, muitas dessas danças já saíram das ruas e invadiram as academias e palcos teatrais e escolas.

A sequência correta de cima para baixo é:

6 Q906279 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

As danças de salão são uma forma de dança realizada em pares, caracterizadas por estilos que variam em termos de ritmo, técnica e expressividade. Um desses estilos se destaca pela sua dramaticidade. Originado na Argentina e no Uruguai, é tanto uma dança social quanto uma expressão cultural significativa. Os casais executam coreografias complexas, cheias de expressividade, valorizando a emoção e a sensualidade. Qual o nome desse estilo de dança de salão?

7 Q909632 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Nos aspectos que compõem a diversidade cultural do Brasil e suas regiões, a dança é um elemento essencial para ser trabalhada nas aulas de educação física e, consequentemente, sensibilizar os estudantes para a pluralidade cultural do Brasil. Nesse sentido, relacione a primeira coluna (dança) com a segunda (sua respectiva região).

a- Carimbó

b- Chula

c- Catira

d- Frevo

e- Caxambu

( ) Região Sul

( ) Região Sudeste

( ) Região Nordeste

( ) Região Norte

( ) Região Centro Oeste

A sequência correta que liga a dança à sua região é:

8 Q902444 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A dança nas aulas de educação física é um valioso instrumento pedagógico para os professores, porque proporciona comunicação, expressa sentimentos, além de proporcionar ao aluno conhecer a si próprio e ao outro, a criar e recriar coreografias, saber improvisar, fazendo com que perceba a dança como parte da formação cidadã. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

9 Q906285 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

O samba de Gafieira é uma vertente do samba que se desenvolveu no Rio de Janeiro e é uma das mais conhecidas danças de salão do Brasil. Sobre o samba de Gafieira, assinale a afirmativa INCORRETA.

10 Q906881 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física Secretaria da Educação, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A prática da dança proporciona uma compreensão e uma aprendizagem que só podem ser alcançadas por meio da experiência corporal direta, que é inerente à própria atividade da dança. O ensino de dança na escola não deve fixar-se na formação de futuros bailarinos, mas se relacionar imediatamente com a vida dos alunos, como parte integrante da educação dos indivíduos. Deve ajudá-los a tomar consciência de suas potencialidades, aumentando sua capacidade de resposta e sua habilidade para se comunicarem.

Adaptado de HERNANDÉZ, M.M.S.; MORANDI, C.S.D.F. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2005.

Qual é a ênfase dada pelo texto ao papel do ensino de dança na escola?

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