Questões de Concursos Públicos: Desenvolvimento de coleções

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Uma das funções subjacentes ao processo de formação e desenvolvimento de coleções é a função de desbastamento.

Essa função pressupõe tomadas de decisão específicas, tais como a:

O modelo teórico de Formação e Desenvolvimento de Coleções de G. Edward Evans, baseado na identificação de pontos fortes e fracos da coleção e na avaliação dos recursos informacionais e das necessidades dos usuários, é caracterizado pela

Segundo a literatura especializada, um método bastante utilizado para avaliação de coleções é a verificação de listas. O inconveniente da utilização desse método no Brasil é que

Existem muitos agentes em atividade no país que devem ter seus serviços comparados com muito cuidado, visando a sua utilização para aquisição de materiais de informação. Entre os aspectos a serem avaliados está

Ao usuário que busca fontes informacionais sobre acontecimentos mundiais e nacionais deve ser orientada a consulta a:

A aquisição de grandes quantidades de livros em bibliotecas públicas deve ser feita por meio de licitação. Essa atividade é regida pela Lei no 8.666/93, conhecida como Lei

Na avaliação de coleções, baseada no uso que terão pela comunidade, é importante

Considerando as partes que compõem o desenvolvimento de coleções, julgue os itens subsecutivos.

Considerado como um processo, o desenvolvimento de coleções deverá ter necessariamente um enfoque sistêmico e sua ênfase deverá variar, para cada um de seus componentes, de acordo com o tipo de biblioteca em que estiver ocorrendo.

Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:

I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento.

II. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.

III. A avaliação é uma ocorrência isolada, que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais.

IV. O processo de escolha de prioridades, a alocação de recursos e a definição de métodos e processos técnicos e operacionais fornecem subsídios para a realização da avaliação.

V. Avaliar é atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação.

Está correto o que se afirma APENAS em