Questões de Concursos Públicos: Desenvolvimento Organizacional

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Desenvolvimento Organizacional com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Após um curso de desenvolvimento gerencial, João voltou à empresa em que trabalha empenhado em aplicar os conceitos que aprendeu a respeito de empowerment e delegação de autoridade. Para tanto, ele considerou que

Uma empresa distribuidora de produtos alimentícios para supermercados vem crescendo em níveis representativos. Suas unidades oferecem cada vez mais serviços especiais aos clientes, dentre eles financiamentos para compras a empresários de pequeno porte, agindo como um banco de varejo. Nesse sentido, há necessidade de funcionários especializados em produtos de crédito ao consumidor. Neste cenário, assinale a alternativa em que as duas ações listadas se caracterizam como parte de um programa de desenvolvimento desses empregados.

As técnicas de treinamento da sensitividade, análise tran sacional, desenvolvimento de equipes, consultoria de pro cedimentos e reunião de confrontação estão associada ao desenvolvimento organizacional em diferentes nívei de intervenção e etapas.

PORQUE

O desenvolvimento organizacional é a aplicação dos co nhecimentos das ciências comportamentais no esforço de longo prazo, visando a melhorar a capacidade de reso lução de problemas e de adaptação, além de promove renovação organizacional.

A esse respeito, conclui-se que

Examine as competências abaixo:
I - Comportamento Ético II - Habilidade de trabalhar em equipe III - Responsabilidade IV - Profissionalismo
A alternativa que traz, de forma CORRETA e COMPLETA, todas as competências que contribuem para a boa condução e administração de um setor de Recursos Humanos é:

A empresa Enersul decidiu promover o desenvolvimento de pessoas por meio da movimentação de funcionários por diferentes posições, com mesmo nível de complexidade, mas que exigem conhecimentos distintos. Qual método foi adotado por essa empresa?

O conceito processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais refere-se a:

O desenvolvimento organizacional é uma abordagem de mudança planejada cujo principal objetivo é mudar as pessoas e a qualidades de suas relações interpessoais no trabalho. Dispõe de metodologia e técnicas para o atingimento desse objetivo. Relacione as técnicas utilizadas em DO com suas respectivas finalidades:

I. Treinamento da sensitividade.
II. Análise transacional.
III. Reunião de confrontação.
IV. Consultoria de procedimentos.

P Visa à melhoria do relacionamento interpessoal do indivíduo, por meio de um autodiagnóstico.

Q Visa à melhoria da sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal.

R Visa à compreensão das relações na situação de trabalho em grupo.

S Visa à melhoria da saúde organizacional, incrementando as comunicações e relações entre diferentes equipes ou departamentos.

A sequência está correta em

A empresa Alpha iniciou um diagnóstico da capacidade de desenvolvimento e crescimento das pessoas através da avaliação de seus potenciais. Para tanto, buscou-se

Texto associado.

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em
mais investimentos em formação e capacitação de pessoal.
Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e
aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

Ao se avaliar a necessidade de se realizar um determinado treinamento, é imprescindível levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao desenvolvimento tanto das tarefas que os empregados já realizam, quanto das tarefas que eles podem vir a realizar no futuro.

Em relação à crítica da abordagem do Desenvolvimento Organizacional (DO) às estruturas convencionais de organização.

I. O exercício do poder na administração tradicional tende a frustrar e alienar o empregado.

II. A abordagem DO enfatiza as variáveis estruturais em detrimento das variáveis comportamentais.

III. As funções permanentes, no modelo de organização tradicional, tendem a se cristalizar, tornando-se fixas e imutáveis.

IV. A divisão do trabalho e a fragmentação de funções são um forte estímulo ao compromisso emocional do empregado nas organizações tradicionais.

V. A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização.