A qualidade assistencial e segurança do paciente estão balizados
no célebre postulado de Hipócrates, chamado de “Primum non
nocere ”, que significa primeiro não cause o dano.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a) A definição de “segurança do paciente” baseia-se em
aumentar o risco de dano desnecessário associado ao
cuidado de saúde, mitigando os gastos públicos com
intervenções de baixa complexidade.
b) Quanto às ações para reduzir os riscos de eventos adversos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) priorizou três desafios globais: a redução da infecção associada ao cuidado em saúde; promoção de cirurgias mais seguras; aumento da carga de trabalho dos profissionais de saúde envolvidos na assistência.
c) O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para desestimular a qualificação do cuidado em saúde no território nacional. Assim, uma de suas ações é propiciar a exclusão do tema segurança do paciente nos currículos dos cursos de formação em saúde.
d) O conceito de cultura de segurança do paciente proposto pela OMS ressalta que médicos e enfermeiros (excluindo outros profissionais envolvidos no cuidado e gestores) devem assumir responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares.
e) O Instituto de Medicina (IOM) dos Estados Unidos da América passou a incorporar “segurança do paciente” como um dos seis atributos da qualidade, em conjunto com a efetividade, a centralidade no paciente, a oportunidade do cuidado, a eficiência e a equidade.