Questões de Concursos: Doença de Chagas

Prepare-se para a prova com questões de Doença de Chagas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q59460 | Enfermagem, Doença de Chagas

Um homem de 40 anos sentindo-se bem vai até o hemonúcleo de sua cidade para doar sangue. Nos exames realizados, há detecção de doença de Chagas. Em entrevista, esse homem relata ter vivido sua infância em região endêmica. A respeito desse paciente, é correto afirmar que

2 Q59457 | Enfermagem, Doença de Chagas

Doença parasitária com curso clínico bifásico (fases aguda e crônica), podendo se manifestar sob várias formas, tendo como vetor o triatomíneos hematófagos que, dependendo da espécie, pode viver em meio silvestre, no peridominicílio ou no intradomicílio. Trata-se da:

3 Q59465 | Enfermagem, Doença de Chagas

Miocardite é uma inflamação da parede miocárdica, resultante de um processo infeccioso. Na América do Sul, e, especialmente, em algumas regiões do Brasil, a miocardite pode ser causada pelo protozoário

4 Q59462 | Enfermagem, Doença de Chagas

Analise, nas proposições abaixo, a relação entre a doença infecciosa e a coleta de dados feita durante consulta de enfermagem.

1) Doença de Chagas – a entrevista deve incluir na investigação o tipo de moradia da família, e o exame físico deve buscar identificar edema de pálpebra e sinais de insuficiência cardíaca.
2) Esquistossomose mansônica – a entrevista deve investigar o contato com água contaminada com caramujos, e o exame físico deve pesquisar sinais de hepatomegalia.
3) Leptospirose – a entrevista deve investigar o contato com água contaminada, e o exame físico deve buscar hiperemia e edema da conjuntiva (sufusão conjuntival).

Está(ão) correta(s):

5 Q59466 | Enfermagem, Doença de Chagas

Uma vez que o diagnóstico direto é a principal forma de identificar parasitoses, é importante ao especialista saber diferenciar e identificar o agente etiológico visualizado. Considerando a observação de esfregaço sanguíneo ao microscópio apresentando organismo unicelular, com flagelo único, membrana ondulante e sem pseudópodes é correto afirmar que pode ser indicativo da parasitose denominada

6 Q59459 | Enfermagem, Doença de Chagas

São doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho, de acordo com a Portaria/MS n.º 1.339/1999, EXCETO:

7 Q59463 | Enfermagem, Doença de Chagas

O agente etiológico da doença de Chagas é:

8 Q59464 | Enfermagem, Doença de Chagas

Muitas doenças no Brasil ainda apresentam um curso endêmico, necessitando, assim, de registros junto aos serviços de vigilâncias em saúde, porém, outras doenças, devido à baixa magnitude, não necessitam de tal registro. Entre as doenças elencadas a seguir, dispensa-se a necessidade de notificação de:

9 Q59458 | Enfermagem, Doença de Chagas

A transmissão do Trypanosoma cruzi para o homem ocorre por meio de um vetor, os triatomíneos. Porém esses triatomíneos apenas transmitem o parasita se estiverem infectados, e isso acontece quando eles se alimentam sobre um dos numerosos hospedeiros. Ou seja, se os mamíferos de determinada área apresentarem altas taxas de infecção por T. cruzi, há probabilidade de o vetor se infectar e, portanto, infectar o próximo mamífero, incluindo o homem, com a

10 Q59461 | Enfermagem, Doença de Chagas

Qual a doença transmissível, cujo agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, e cujos sintomas crônicos aparecem na vida adulta?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.