Questões de Concursos: Doenças Cardiovasculares

Prepare-se para a prova com questões de Doenças Cardiovasculares de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q59349 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Dor torácica, acompanhada de taquipneia, palidez, sudorese fria e pegajosa, tonteira, confusão mental, náusea e vômito são sinais e sintomas de:

2 Q59350 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Processo dinâmico pelo qual uma ou mais regiões do músculo cardíaco experimentam uma diminuição grave e prolongada no suprimento de oxigênio, devido ao fluxo sanguíneo insuficiente, ocorre necrose ou morte do tecido miocárdio. Esse distúrbio cardíaco é:

3 Q59351 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

A Organização Mundial de Saúde (OMS) padronizou a medida normal da pressão arterial entre os limites:

4 Q59352 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

Síndrome clínica caracterizada por crise de dor, queimação ou sensação de pressão na região do tórax. É causada por uma obstrução transitória das coronárias. A causa da dor é o fornecimento inadequado de sangue ao coração, resultando no suprimento insuficiente de oxigênio e de nutrientes para o miocárdio. Essa síndrome é:

5 Q106612 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares , Analista da Polícia Civil Enfermagem, PC MG, FUMARC

O infarto agudo do miocárdio é o processo pelo qual áreas de células miocárdicas no coração são destruídas de maneira permanente. São considerados achados nos pacientes com infarto agudo no miocárdio, EXCETO:

6 Q59345 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

O volume de sangue bombeado pelo coração inadequado para atender às demandas metabólicas do organismo define o diagnóstico de enfermagem “Débito cardíaco diminuído”. Sobre as características definidoras desse diagnóstico, considere os itens a seguir:

I - Resistência vascular sistêmica (RVS) diminuída.
II - Diminuição da pressão venosa central (PVC).
III - Pele pegajosa, oligúria.
IV - Diminuição da pressão de oclusão da artéria pulmonar (POAP) (pressão capilar).

Estão CORRETAS as afirmativas:

7 Q146044 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

O DEA ? desfibrilador externo automático ?, em uma situação de emergência cardíaca, orienta o socorrista a fornecer um choque elétrico quando detecta um ritmo passível de choque. São considerados ritmos passíveis de choque a

8 Q59353 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) apresenta alta morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. Todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta, atividades educativas, entre outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação da pressão arterial (PA) nos últimos dois anos, deverá tê-la verificada e registrada. A primeira verificação deve ser realizada em ambos os braços e, caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de maior valor. O braço com o maior valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas. Segundo o programa de rastreamento do Ministério da Saúde, de acordo com a média dos dois valores pressóricos obtidos, a PA deverá ser novamente verificada quando:

9 Q146982 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

A angina de peito é uma síndrome clínica comumente caracterizada por episódios ou paroxismos de dor ou pressão na região anterior do tórax. Os sintomas variam de acordo com o tipo de angina, podendo ir desde um desconforto até a dor agonizante. A dor em repouso, possivelmente causada pelo vasoespasmo da artéria coronária, é característica da

10 Q846414 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica das artérias, que ocorre principalmente mediante o processo contínuo de lesões da parede arterial. Em humanos, essas lesões geralmente podem ser encontradas na aorta na primeira década de vida, nas artérias coronárias na segunda década e nas artérias cerebrais na terceira ou na quarta décadas. A formação das placas pode se tornar cada vez mais complexa, com ulceração na superfície luminal e hemorragia de pequenos vasos que crescem na lesão a partir da parede média do vaso sanguíneo.

Acerca desse assunto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Existe uma relação entre a prática de exercícios físicos e a aterosclerose, uma vez que predominará a participação do metabolismo aeróbico na realização de uma atividade prolongada que usa grandes grupos musculares, com o indivíduo permanecendo confortável e, assim, sincronizando o movimento do corpo e a ventilação pulmonar.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.