Questões de Concursos: Doenças Patologias

Prepare-se para a prova com questões de Doenças Patologias de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q360753 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.

II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.

III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.

IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.

V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

2 Q361479 | Enfermagem, Doenças Patologias

Considere os sinais e sintomas de hiperglicemia, a seguir.

I. Polidipsia, poliúria e hálito cetônico.

II. Polaciúria, visão turva e ganho de peso.

III. Desidratação, prostração e fadiga.

IV. Xerostomia, purpura e fadiga.

São sinais e sintomas de hiperglicemia o que se apresenta em:

3 Q369362 | Enfermagem, Doenças Patologias

Considerando-se a relevância do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), tanto por sua prevalência como pelas consequências para o binômio materno-fetal, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Em situações de viabilidade financeira e/ou disponibilidade técnica parcial, todas as gestantes devem realizar a glicemia de jejum no início do pré-natal para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. O ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL.

( ) Recomenda-se o diagnóstico universal, independentemente da ausência ou presença dos indicadores que estejam associados com maior risco de hiperglicemia na gravidez.

( ) Caso o resultado da glicemia de jejum apresente valor normal no primeiro trimestre de gestação, deve-se repetir o exame com 30 semanas de gestação, para que sejam identificados os casos de Diabetes Mellitus Gestacional.

( ) O valor de referência para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, a partir da glicemia de jejum, é de 92 mg/dL, ou seja, independentemente da idade gestacional em que tenha sido realizado o exame, se o resultado foi igual ou acima deste, será confirmado o diagnóstico.

( ) O teste recomendado por apresentar a melhor sensibilidade/especificidade para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional é a glicemia pós-prandial.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

4 Q361120 | Enfermagem, Doenças Patologias

O(A) enfermeiro(a) está orientando o paciente com diagnóstico de herpes genital. Qual item será incluído no plano de cuidados para esse paciente?

5 Q361212 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de algumas doenças e de cuidados e procedimentos de enfermagem, julgue os itens subsequentes. A síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença que acomete pessoas infectadas por uma bactéria que lesa os linfócitos e as células do sistema imunitário.

6 Q367009 | Enfermagem, Doenças Patologias

Enquanto realizava o exame físico de um paciente, o enfermeiro observou que ele apresentava ingurgitamento jugular em posição semi-sentada. Esse é um sinal importante, que deve alertar para um possível quadro de:

7 Q364294 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

Nesse caso clínico, sangramentos e hemorragias gastrintestinais são complicações potenciais, devendo-se avaliar o paciente criteriosamente, monitorando-se os sinais vitais, as secreções gastrintestinais e os resultados dos valores laboratoriais (hematócrito e hemoglobina).

8 Q368149 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre os tipos de diabetes, marque a alternativa INCORRETA.

9 Q359562 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 35 anos de idade, submetida a uma cesariana há dois dias, iniciou quadro de dispneia progressiva. Após alguns dias, foi atendida no setor de emergência com quadro de tromboembolismo pulmonar. Queixava-se de dor torácica e dispneia e chegou a apresentar um episódio de síncope. Tem ainda hipoxemia e hipotensão arterial. Iniciou terapia trombolítica.

Considerando a assistência de enfermagem, nesse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

A fisiopatologia da doença é explicada pela interrupção total ou parcial do fluxo sanguíneo para o leito vascular pulmonar, resultando em alterações respiratórias e hemodinâmicas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.