Questões de Concursos: Educação e Filosofia

Prepare-se para a prova com questões de Educação e Filosofia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q897912 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Nascida no contexto pós-primeira Guerra Mundial, em 1919, na Alemanha, esta pedagogia buscou criar uma prática de ensino baseada na afetividade, na experimentação, e na qualidade da relação entre professores e alunos. Nesse sentido, a participação ativa da criança e seu interesse no processo é essencial. Estas características se referem a:

2 Q898398 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A interdisciplinaridade e a transversalidade são abordagens que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão holística da educação. Qual das alternativas abaixo melhor exemplifica a aplicação dessas abordagens?

3 Q898748 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A Filosofia da Educação e os Fundamentos Sociológicos da Educação são essenciais para compreender a relação entre sociedade, escola, conhecimento e qualidade de vida. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A epistemologia é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e éticos.
(__) A concepção antropológica histórico-social recusa a ideia de uma natureza humana universal.
(__) A fenomenologia trabalha com a noção de intencionalidade, afirmando que toda consciência é consciência de alguma coisa.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

4 Q896987 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Valéria e Joana são professoras, ambas dão aula para turmas do 7º ano e cada uma possui uma metodologia de ensino. Valéria opta por uma aula mais teórica, propondo temas e abordando situações-problema, fazendo com que os alunos explorem seus pensamentos e busquem respostas, a fim de aprofundar seus conhecimentos. Já Joana oferece uma aula mais objetiva, disponibilizando temas seguidos da aplicação de atividades para a fixação e o aprendizado dos alunos, utilizando um sistema de reconhecimento dos acertos em forma de medalhas. Diante das concepções teóricas de aprendizagem utilizadas por essas professoras, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à teoria usada por cada uma delas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.