Questões de Concursos: Educação e Ludicidade Prepare-se para a prova com questões de Educação e Ludicidade de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação e Ludicidade Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q57551 | Pedagogia, Educação e LudicidadeEm relação ao lúdico na aprendizagem da criança, não se pode afirmar que: a) o jogo lúdico desenvolve a linguagem e a imaginação. b) o ato de brincar pode se dar de forma solitária ou em grupo. c) a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil. d) brincadeiras solitárias favorecem a parceria e a cooperação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q57553 | Pedagogia, Educação e LudicidadeNo que se refere ao papel do desenho no desenvolvimento da criança, pode-se afirmar que: a) nem toda criança desenha com lápis e papel, com um graveto no chão ou com um caco de tijolo na parede. b) desenhar é uma forma da criança representar graficamente como se relaciona com a realidade e com os elementos de sua cultura. c) os rabiscos ganham complexidade conforme as crianças crescem, mas em nada influenciam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo. d) quando a criança experimenta desenhar nas paredes ou no chão, ela não se interessa pelo efeito de diferentes materiais e formas de manipulá-los. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q57552 | Pedagogia, Educação e LudicidadeConsiderando o papel da música no contexto da Educação Infantil, marque a alternativa correta. I- O trabalho com música envolve a exploração de sons, jogos com movimento e repertórios de canções. II- As cantigas e brincadeiras cantadas, na fusão de gestos e sonoridades, tornam a atividade prazerosa. III- As brincadeiras cantadas, tradicionais ou contemporâneas, são fontes de saberes culturais entre as gerações. IV- Na criação de temas e melodias, as crianças somente são encorajadas a reproduzir ao invés de criar suas próprias canções. a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. b) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. d) Todas as assertivas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q57556 | Pedagogia, Educação e LudicidadeNo livro Educação Infantil: fundamentos e métodos (2011), Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, trata sobre a brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Assim, refletindo sobre o papel do Brincar na Educação Infantil, marque a opção INCORRETA. a) Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligados. b) A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação dos signos sociais. c) Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. d) A brincadeira impossibilita a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q57560 | Pedagogia, Educação e LudicidadeDentro da educação infantil a brincadeira é muito importante, pois as crianças vão aprendendo vários conceitos que a professora irá ensinar. As brincadeiras lúdicas possibilitam a criança, EXCETO: a) Vivenciar no concreto o conteúdo que está sendo trabalhado. b) Vivenciar uma relação extrínseca onde a criança aprende a agir numa esfera apenas afetiva e não cognitiva. c) Desenvolver várias aptidões entre elas as linguagens oral e escrita. d) Desenvolver os aspectos motor, social, emocional e cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q57559 | Pedagogia, Educação e LudicidadeSobre os benefícios do uso da música em contextos de Educação Infantil, marque a única alternativa INCORRETA. a) A música desenvolve a motricidade. b) A música fortalece o equilíbrio emocional. c) A música aumenta a capacidade de memorização. d) A música não desenvolve a imaginação e a criatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q57558 | Pedagogia, Educação e LudicidadeA brincadeira é considerada a atividade mais importante para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Nesse sentido é INCORRETO afirmar. a) A brincadeira permite a elaboração e a expressão de sentimentos e emoções. b) É por meio da brincadeira que a criança constrói novas possibilidades de ação. c) A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e estimula a socialização. d) O professor tem o papel de selecionar as brincadeiras das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q57557 | Pedagogia, Educação e LudicidadeA música folclórica pode ser usada na Educação Infantil como instrumento de valor próprio e significativo. Diverge-se dessa concepção quando se afirma que esse tipo de música a) ativa a erotização e permite à criança transformar-se em um instrumento vivo, com sua voz e seu corpo. b) estimula a imaginação e a criatividade, através do brincar e do caráter lúdico das letras. c) propicia experiência musical carregada de conhecimento culturalmente construído pelas gerações anteriores. d) oportuniza grande contribuição para o desenvolvimento social, cultural, e emocional da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q57555 | Pedagogia, Educação e LudicidadeSobre a importância da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil, marque a opção CORRETA. a) Na brincadeira do faz de conta, as crianças se envolvem em tramas imaginárias que implicam imitação de diferentes papéis sociais e experiências vividas. Isso é importante para a apropriação da leitura e escrita, uma vez que, anterior a esse processo, elas precisam desenvolver a representação simbólica. b) Nas brincadeiras de faz de conta não existem regras. As crianças agem conforme suas vontades, logo, não é um momento para desenvolverem a autodisciplina. c) Na brincadeira do faz de conta, a criança imita o adulto, seu comportamento. Nesse sentido, ela passa a ser guiada por um conjunto de regras. Contudo, mesmo com as regras, ela é guiada pelos seus próprios desejos. d) A brincadeira do faz de conta não apresenta ganhos para o desenvolvimento da criança, não tendo funcionalidade nenhuma a não ser o brincar livre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q57554 | Pedagogia, Educação e LudicidadeO documento “O fazer das artes plásticas na educação infantil” (2012) apresenta, como sugestão de metodologia para pensar o trabalho com as artes plásticas nesse segmento da educação básica, uma proposta triangular organizada pela professora Ana Mae Barbosa, a qual apresenta três eixos. São eles: a) a leitura de imagem, o fazer artístico e o senso comum b) a contextualização, a reprodução e a intencionalidade c) a leitura de imagem, o fazer artístico e a contextualização d) a contextualização, a reprodução e os cinco sentidos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q57551 | Pedagogia, Educação e LudicidadeEm relação ao lúdico na aprendizagem da criança, não se pode afirmar que: a) o jogo lúdico desenvolve a linguagem e a imaginação. b) o ato de brincar pode se dar de forma solitária ou em grupo. c) a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil. d) brincadeiras solitárias favorecem a parceria e a cooperação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q57553 | Pedagogia, Educação e LudicidadeNo que se refere ao papel do desenho no desenvolvimento da criança, pode-se afirmar que: a) nem toda criança desenha com lápis e papel, com um graveto no chão ou com um caco de tijolo na parede. b) desenhar é uma forma da criança representar graficamente como se relaciona com a realidade e com os elementos de sua cultura. c) os rabiscos ganham complexidade conforme as crianças crescem, mas em nada influenciam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo. d) quando a criança experimenta desenhar nas paredes ou no chão, ela não se interessa pelo efeito de diferentes materiais e formas de manipulá-los. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q57552 | Pedagogia, Educação e LudicidadeConsiderando o papel da música no contexto da Educação Infantil, marque a alternativa correta. I- O trabalho com música envolve a exploração de sons, jogos com movimento e repertórios de canções. II- As cantigas e brincadeiras cantadas, na fusão de gestos e sonoridades, tornam a atividade prazerosa. III- As brincadeiras cantadas, tradicionais ou contemporâneas, são fontes de saberes culturais entre as gerações. IV- Na criação de temas e melodias, as crianças somente são encorajadas a reproduzir ao invés de criar suas próprias canções. a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. b) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. d) Todas as assertivas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q57556 | Pedagogia, Educação e LudicidadeNo livro Educação Infantil: fundamentos e métodos (2011), Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, trata sobre a brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Assim, refletindo sobre o papel do Brincar na Educação Infantil, marque a opção INCORRETA. a) Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligados. b) A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação dos signos sociais. c) Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. d) A brincadeira impossibilita a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q57560 | Pedagogia, Educação e LudicidadeDentro da educação infantil a brincadeira é muito importante, pois as crianças vão aprendendo vários conceitos que a professora irá ensinar. As brincadeiras lúdicas possibilitam a criança, EXCETO: a) Vivenciar no concreto o conteúdo que está sendo trabalhado. b) Vivenciar uma relação extrínseca onde a criança aprende a agir numa esfera apenas afetiva e não cognitiva. c) Desenvolver várias aptidões entre elas as linguagens oral e escrita. d) Desenvolver os aspectos motor, social, emocional e cognitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q57559 | Pedagogia, Educação e LudicidadeSobre os benefícios do uso da música em contextos de Educação Infantil, marque a única alternativa INCORRETA. a) A música desenvolve a motricidade. b) A música fortalece o equilíbrio emocional. c) A música aumenta a capacidade de memorização. d) A música não desenvolve a imaginação e a criatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q57558 | Pedagogia, Educação e LudicidadeA brincadeira é considerada a atividade mais importante para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Nesse sentido é INCORRETO afirmar. a) A brincadeira permite a elaboração e a expressão de sentimentos e emoções. b) É por meio da brincadeira que a criança constrói novas possibilidades de ação. c) A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e estimula a socialização. d) O professor tem o papel de selecionar as brincadeiras das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q57557 | Pedagogia, Educação e LudicidadeA música folclórica pode ser usada na Educação Infantil como instrumento de valor próprio e significativo. Diverge-se dessa concepção quando se afirma que esse tipo de música a) ativa a erotização e permite à criança transformar-se em um instrumento vivo, com sua voz e seu corpo. b) estimula a imaginação e a criatividade, através do brincar e do caráter lúdico das letras. c) propicia experiência musical carregada de conhecimento culturalmente construído pelas gerações anteriores. d) oportuniza grande contribuição para o desenvolvimento social, cultural, e emocional da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q57555 | Pedagogia, Educação e LudicidadeSobre a importância da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil, marque a opção CORRETA. a) Na brincadeira do faz de conta, as crianças se envolvem em tramas imaginárias que implicam imitação de diferentes papéis sociais e experiências vividas. Isso é importante para a apropriação da leitura e escrita, uma vez que, anterior a esse processo, elas precisam desenvolver a representação simbólica. b) Nas brincadeiras de faz de conta não existem regras. As crianças agem conforme suas vontades, logo, não é um momento para desenvolverem a autodisciplina. c) Na brincadeira do faz de conta, a criança imita o adulto, seu comportamento. Nesse sentido, ela passa a ser guiada por um conjunto de regras. Contudo, mesmo com as regras, ela é guiada pelos seus próprios desejos. d) A brincadeira do faz de conta não apresenta ganhos para o desenvolvimento da criança, não tendo funcionalidade nenhuma a não ser o brincar livre. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q57554 | Pedagogia, Educação e LudicidadeO documento “O fazer das artes plásticas na educação infantil” (2012) apresenta, como sugestão de metodologia para pensar o trabalho com as artes plásticas nesse segmento da educação básica, uma proposta triangular organizada pela professora Ana Mae Barbosa, a qual apresenta três eixos. São eles: a) a leitura de imagem, o fazer artístico e o senso comum b) a contextualização, a reprodução e a intencionalidade c) a leitura de imagem, o fazer artístico e a contextualização d) a contextualização, a reprodução e os cinco sentidos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro