Questões de Concursos Públicos: Educação e Serviço Social

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1 Q874702 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Educação em saúde é um conjunto de ações que promovem conhecimentos sobre processos, comportamentos e boas práticas em saúde., além disso, a educação em saúde é uma forte ferramenta que valoriza os contextos sociais, econômicos e culturais da comunidade, aliados ao processo de promoção:

2 Q881714 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Educador Social, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em Queimadas-PB, uma ONG que trabalha com jovens em situação de vulnerabilidade social está revisando seus programas educacionais para garantir que estejam alinhados com os fundamentos da educação social. A coordenação pediu uma análise crítica sobre como esses fundamentos devem ser aplicados no cotidiano das atividades educacionais. Considere as afirmativas abaixo:

1. A educação social busca a transformação social dos indivíduos e das comunidades, através de práticas pedagógicas que integram valores de solidariedade, equidade e justiça social.
2. O educador social deve agir como um facilitador do desenvolvimento integral dos indivíduos, respeitando suas histórias de vida e promovendo a inclusão social em todos os níveis.
3. A educação social limita-se à intervenção em contextos de vulnerabilidade, não devendo interferir em processos educativos formais.
4. A prática da educação social está ancorada na pedagogia crítica, que valoriza o empoderamento dos sujeitos e a conscientização sobre suas realidades sociais.
5. O trabalho do educador social deve ser baseado na intervenção direta, sem a necessidade de colaboração com outros setores, como saúde e assistência social.

Alternativas:

3 Q910907 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

As perspectivas teórico-metodológicas do serviço social no âmbito da política de educação, em especial a tese endogenista e a histórico-crítica, fornecem lentes analíticas essenciais para a compreensão crítica da realidade educacional e a atuação profissional comprometida com a transformação social. Considerando as características e os pressupostos dessas abordagens, analise afirmativas a seguir.

I. A tese endogenista propõe a superação das desigualdades educacionais através da atuação do serviço social diretamente nas escolas, focando na resolução individualizada dos problemas dos alunos e na adaptação à realidade escolar existente.
II. A histórico-crítica reconhece a educação como um direito social e instrumento de emancipação humana, defendendo a construção de uma educação pública de qualidade para todos, com foco na superação das desigualdades sociais e na promoção da justiça social.
III. A tese endogenista valoriza a participação da comunidade escolar na construção de soluções para os problemas educacionais, buscando a articulação entre escola, família e comunidade.
IV. A histórico-crítica propõe a atuação do serviço social, em parceria com movimentos sociais e entidades da sociedade civil, na luta por políticas públicas educacionais mais justas e democráticas.

Está correto o que se afirma apenas em

4 Q900631 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Como os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (CHA) se aplicam à atuação do pedagogo social?

5 Q880679 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Agente Social, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

No Brasil, o direito à educação é uma pauta que acompanha a história dos movimentos sociais negros. Considerando as medidas conquistadas para que esse direito seja assegurado e contemple o enfrentamento ao racismo, analise as proposições a seguir:


I- Assegurar que sejam contemplados conteúdos referentes à história da população negra no Brasil, os quais serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do país.

II- Fomentar a formação inicial e continuada de professores e a elaboração de material didático específico sobre a questão étnico-racial.

III- Fortalecer o Mito da Democracia Racial nas instituições de ensino da educação básica e superior.


Constituem conquistas históricas que contribuem para a consolidação do direito à educação antirracista as seguintes alternativas:

6 Q910909 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Em certa escola pública de ensino básico, a equipe de assistência social enfrenta desafios na implementação de práticas interdisciplinares eficazes, destinadas ao atendimento integral dos alunos. Diante disso, a gestão da escola propõe revisar os processos e metodologias de trabalho dos assistentes sociais, com o objetivo de otimizar o atendimento e garantir a aplicação adequada dos princípios e técnicas do serviço social na prática educacional. Um estudo preliminar aponta para a necessidade de alinhar as práticas à dimensão técnico-operativa da profissão, fundamentando-se em princípios éticos e técnicos consagrados na literatura. Baseando-se na literatura especializada sobre a dimensão técnico-operativa do serviço social no âmbito da educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A dimensão técnico-operativa do serviço social no contexto educacional não se beneficia da aplicação de modelos interdisciplinares de atendimento, pois o assistente social deve manter autonomia total em suas intervenções.
II. É essencial que o assistente social escolar aplique conhecimentos de políticas públicas e legislação específica de educação na prática diária para efetivar seus planos de intervenção junto aos alunos.
III. A utilização de tecnologias de informação e comunicação por assistentes sociais em escolas é considerada inadequada, pois pode comprometer a relação de confiança e o sigilo entre profissional e aluno.
IV. A supervisão profissional contínua é uma prática recomendada na literatura para os assistentes sociais escolares, visando o aperfeiçoamento constante das técnicas de intervenção e o alinhamento com as melhores práticas.

Está correto o que se afirma apenas em

7 Q900624 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Sobre as ações essenciais que o pedagogo social deve realizar para entender melhor os fatores que interferem na aprendizagem do estudante, é correto afirmar:

8 Q900632 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre o papel do pedagogo social no desenvolvimento de competências individuais e como isso contribui para a execução de estratégias organizacionais.

9 Q899466 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a parceria entre família e escola, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Pode ser definida a partir das interações colaborativas para promover o desenvolvimento social, emocional, físico e intelectual de crianças e jovens.
( ) Trata-se de uma parceria que tem como objetivo central os interesses da escola.
( ) Parcerias bem-sucedidas devem estar embasadas em confiança, responsabilidade e respeito mútuos.

10 Q899467 | Serviço Social, Educação e Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre o atendimento e o apoio aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisar os itens.

I. É importante que se descubra um meio ou uma técnica que possibilite estabelecer uma comunicação com o estudante.
II. O estudante com TEA pode ter dificuldade em lidar com mudanças, por menores que sejam. Por isso, é importante manter a organização e a rotina.
III. As limitações que o transtorno pode provocar devem ser respeitadas.

Está CORRETO o que se afirma: