Questões de Concursos Educação Especial

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1Q957726 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Na Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 a Educação Especial é entendida como:
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2Q954656 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Sobre os marcos históricos e formativos assinalados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo:

I. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.

II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei Nº 4024/61, que aponta o direito dos excepcionais à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.

III. A Lei Nº 5692/71, ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba forçando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais.

IV. A Lei Nº 9394/96 preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino médio em virtude de suas deficiências e, a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar.

Estão corretas as afirmativas:

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3Q984401 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a deficiência intelectual, assinalar a alternativa CORRETA.
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4Q955234 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Sobre o Decreto nº 7.611/2011, que regulamenta a educação especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), analise as afirmativas:

I - O AEE deve ser oferecido de forma complementar ao ensino regular, garantindo suporte especializado aos estudantes com deficiência.

II - O decreto estabelece que a educação especial deve ocorrer exclusivamente em escolas especializadas, sem integração ao ensino regular.

III - O poder público deve garantir acessibilidade e adaptações curriculares para promover a inclusão de estudantes com deficiência.

IV - O atendimento educacional especializado pode ocorrer dentro da própria escola regular ou em instituições especializadas, conforme a necessidade do estudante.

Estão corretas as afirmativas:

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5Q954724 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Com relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa que apresenta uma informação correta, de acordo como a Resolução CNE/CEB no 4/2009.
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6Q1045932 | Pedagogia, Educação Especial, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A Lei Federal nº 13.146/2015 determina que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência e negligência. Nesse sentido, o art. 28 da mesma Lei estabelece que incumbe ao Poder Público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar o(a):

1. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
2. Oferta de medidas individualizantes que possibilitem o regramento do desenvolvimento educacional e social dos alunos com deficiência, disciplinando o acesso e o ensino nas escolas de Educação Básica.
3. Projeto pedagógico que institucionalize o Atendimento Educacional Especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
4. Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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7Q956367 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei nº 2.963/2021, artigo 2º , o estabelecimento de ensino, creche ou similar, deverá capacitar seu corpo docente e equipe de apoio para acolher a criança e o adolescente com deficiência ou doença crônica,
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8Q954833 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Educacional, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

O Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, define diretrizes fundamentais para a educação especial e o atendimento educacional especializado. O AEE é caracterizado por ações:
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9Q953065 | Pedagogia, Educação Especial, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Clevelândia PR, FAMA, 2025

A Norma que estabelece os requisitos e as medidas de prevenção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade, é:
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11Q953072 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Complete o excerto abaixo extraído da Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 59:
“Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
__________________ para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados
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12Q910592 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve marcos históricos e sociais de suma importância no desenvolvimento de Políticas Públicas bem como de Organizações de Trabalho Pedagógico. Assim, em termos de História da Educação Especial, podemos pontuar CORRETAMENTE como:
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13Q902402 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca das Diretrizes para Atendimento Educacional Especializado, a Resolução CNE/CEB 4/2009, em seu Art. 3º determina que a Educação Especial se realize em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional. O Art. 4º considera público-alvo do AEE:
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14Q910594 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Marque a alternativa CORRETA. Possui relação direta com a Deficiência Intelectual:
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15Q890371 | Pedagogia, Educação Especial, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: dezembro de 2023.)

Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar que:
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16Q988676 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nos programas e serviços de habilitação e de reabilitação para a pessoa com deficiência, são garantidos:
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17Q890372 | Pedagogia, Educação Especial, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Tendo em vista que a sala de recursos multifuncionais é um espaço escolar com equipamentos, móveis e materiais didáticos voltados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é INCORRETO afirmar que:
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18Q902404 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Em relação aos objetivos da referida Lei, entre outros, garante:
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19Q910596 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre o Braile (Braille), podemos afirmar como alternativa INCORRETA:
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20Q902406 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Junto à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) há um conjunto de documentos legislativos que regulam os princípios que normatizam a escolarização dos alunos da educação especial no ensino comum, pautando a urgência da construção do trabalho pedagógico adequado para atender suas singularidades na coletividade. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os dois eixos políticos centrais.
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