Em função da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os profissionais de educação e saúde estão diretamente implicados na criação de alternativas para a superação das dificuldades enfrentadas no processo de consolidação do sistema educacional inclusivo. No caso específico da surdez, faz parte das atribuições do fonoaudiólogo, na área educacional, o desenvolvimento de ações para a educação bilíngue.
Para a superação das dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional inclusivo no contexto da educação bilingue de surdos, é indicado que o fonoaudiólogo participe
I. da formação de professores, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em sala de aula. Para tanto, é fundamental o conhecimento do papel da língua de sinais na aprendizagem e na aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa, entre outros aspectos.
II. de classes especiais, como uma possibilidade de intervenção junto a alunos com deficiência auditiva.
III. do atendimento educacional especializado voltado para o ensino da língua portuguesa, na modalidade oral, como sendo a primeira língua do surdo e da Lígua Brasileira de Sinais como a segunda.
IV. de ações realizadas com familiares para sensibilizá-los quanto ao papel da língua de sinais na comunicação e na aprendizagem do aluno.
É correto apenas o que se afirma em
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