Questões de Concursos Públicos: Educação Infantil Encontre aqui questões Educação Infantil de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q5197 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é a) um comportamento inato, transmitido geneticamente de geração em geração. b) uma linguagem que tem de ser ensinada, pois permite que as crianças se comuniquem com outras crianças, aprendam a interagir, a imaginar. c) um estorvo, sobretudo na escola, onde temos “coisas” mais importantes para fazer. d) um objetivo de ensino no que se refere à ação do professor. e) uma atividade lúdica desenvolvida espontaneamente pela criança quando não há proibições. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q5192 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil. Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional, a) permitir a brincadeira, mas não como uma atividade espontânea e imaginativa. b) oferecer material adequado e espaço estruturado, organizando situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada. c) apenas observar a brincadeira, sem criar as condições para que ela se realize. d) dirigir a brincadeira, sempre visando a aquisição, pela criança, de um novo conceito. e) não estabelecer o tempo para brincar e nem o espaço de brincar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q4099 | Pedagogia, Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Fundamental Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, ela deve organizar estratégias de avaliação que possibilitem: a) acompanhamento e registro, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental b) trabalho de observação e registro garantindo a preparação para a alfabetização c) acompanhamento e registro, visando a promoção para o Ensino Fundamental d) trabalho de observação e registro realizados por pais ou responsáveis dos alunos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q5195 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira. a) A criança é reflexo do meio em que vive e com quem aprende. b) A educação depende de um “ensinante” para a criança “aprendente”. c) A sociedade se forma através do conjunto de transformações sociológicas ocorridas em seu interior. d) A criança é vista como protagonista; não um ser passivo que espera que a eduquem. e) O ser humano é um ser histórico e socialmente integrado a um ambiente, sendo, portanto, fruto do mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q27130 | Pedagogia, Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC, Ensino Superior Os conteúdos são compreendidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo em fim em si mesmos. Garante que, para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos devem ser trabalhados: a) analisando os diferentes aspectos, fragmentando-os. b) de forma integrada, relacionados entre si. c) relacionando-se com as intervenções ao comportamento indesejado d) todas as alternativas estão corretas. e) nenhuma alternativa está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q5191 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a a) construir sua auto-estima. b) construir sua autonomia, pois lhe garante o direito de escolha. c) construir a sua identidade. d) elaborar e vivenciar situação de ausência de uma pessoa ou objeto, aprendendo a controlar suas emoções, construindo sua auto-estima. e) elaborar a construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q5189 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser a) escolarizante (centrada na professora, alfabetizante, seriada, com matérias/disciplinas, etc). b) assistencialista; a criança nessa faixa etária necessita de cuidados. c) higienista e maternal. d) adultocêntrica. e) o cuidar e o educar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q5193 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador: a) atividades dirigidas para o maior número de resultados esperados. b) atividades orientadas previamente, através de currículos, para alcançarmos resultados afins. c) atividades elaboradas sem orientação prévia, para alcançarmos os resultados afins. d) atividades orientadas previamente, através de planejamento, para alcançarmos os resultados esperados. e) atividades elaboradas a longo prazo, através de currículos, para concluirmos eficazmente a avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q47842 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO: a) Ênfase na codificação das letras; b) Práticas sociais de leitura e de escrita; c) Desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da escrita e da leitura em práticas sociais; d) Interação intensa e diversificada da criança com práticas e materiais reais de leitura; e) Identificação e uso adequado das diferentes funções da escrita e dos diferentes portadores de texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q5194 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores? a) São os profissionais formados em cursos específicos pedagógicos e que se reciclam constantemente. b) Todos os membros da creche são considerados parceiros da educação, com predominância para os profissionais formados em áreas pedagógicas. c) Todos os membros da creche, desde o pessoal da faxina, até o corpo técnico, são vistos como educadores. d) São os pilares da educação infantil, tendo predominância sobre o papel dos demais envolvidos no trabalho da creche. e) São os pedagogos e psicólogos que trabalham diretamente com a formação da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q5197 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é a) um comportamento inato, transmitido geneticamente de geração em geração. b) uma linguagem que tem de ser ensinada, pois permite que as crianças se comuniquem com outras crianças, aprendam a interagir, a imaginar. c) um estorvo, sobretudo na escola, onde temos “coisas” mais importantes para fazer. d) um objetivo de ensino no que se refere à ação do professor. e) uma atividade lúdica desenvolvida espontaneamente pela criança quando não há proibições. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q5192 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil. Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional, a) permitir a brincadeira, mas não como uma atividade espontânea e imaginativa. b) oferecer material adequado e espaço estruturado, organizando situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada. c) apenas observar a brincadeira, sem criar as condições para que ela se realize. d) dirigir a brincadeira, sempre visando a aquisição, pela criança, de um novo conceito. e) não estabelecer o tempo para brincar e nem o espaço de brincar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q4099 | Pedagogia, Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Fundamental Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, ela deve organizar estratégias de avaliação que possibilitem: a) acompanhamento e registro, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental b) trabalho de observação e registro garantindo a preparação para a alfabetização c) acompanhamento e registro, visando a promoção para o Ensino Fundamental d) trabalho de observação e registro realizados por pais ou responsáveis dos alunos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q5195 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira. a) A criança é reflexo do meio em que vive e com quem aprende. b) A educação depende de um “ensinante” para a criança “aprendente”. c) A sociedade se forma através do conjunto de transformações sociológicas ocorridas em seu interior. d) A criança é vista como protagonista; não um ser passivo que espera que a eduquem. e) O ser humano é um ser histórico e socialmente integrado a um ambiente, sendo, portanto, fruto do mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q27130 | Pedagogia, Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC, Ensino Superior Os conteúdos são compreendidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, como instrumentos para analisar a realidade, não se constituindo em fim em si mesmos. Garante que, para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos devem ser trabalhados: a) analisando os diferentes aspectos, fragmentando-os. b) de forma integrada, relacionados entre si. c) relacionando-se com as intervenções ao comportamento indesejado d) todas as alternativas estão corretas. e) nenhuma alternativa está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q5191 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a a) construir sua auto-estima. b) construir sua autonomia, pois lhe garante o direito de escolha. c) construir a sua identidade. d) elaborar e vivenciar situação de ausência de uma pessoa ou objeto, aprendendo a controlar suas emoções, construindo sua auto-estima. e) elaborar a construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q5189 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser a) escolarizante (centrada na professora, alfabetizante, seriada, com matérias/disciplinas, etc). b) assistencialista; a criança nessa faixa etária necessita de cuidados. c) higienista e maternal. d) adultocêntrica. e) o cuidar e o educar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q5193 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador: a) atividades dirigidas para o maior número de resultados esperados. b) atividades orientadas previamente, através de currículos, para alcançarmos resultados afins. c) atividades elaboradas sem orientação prévia, para alcançarmos os resultados afins. d) atividades orientadas previamente, através de planejamento, para alcançarmos os resultados esperados. e) atividades elaboradas a longo prazo, através de currículos, para concluirmos eficazmente a avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q47842 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG, Ensino Superior Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO: a) Ênfase na codificação das letras; b) Práticas sociais de leitura e de escrita; c) Desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da escrita e da leitura em práticas sociais; d) Interação intensa e diversificada da criança com práticas e materiais reais de leitura; e) Identificação e uso adequado das diferentes funções da escrita e dos diferentes portadores de texto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q5194 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO, Ensino Fundamental No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores? a) São os profissionais formados em cursos específicos pedagógicos e que se reciclam constantemente. b) Todos os membros da creche são considerados parceiros da educação, com predominância para os profissionais formados em áreas pedagógicas. c) Todos os membros da creche, desde o pessoal da faxina, até o corpo técnico, são vistos como educadores. d) São os pilares da educação infantil, tendo predominância sobre o papel dos demais envolvidos no trabalho da creche. e) São os pedagogos e psicólogos que trabalham diretamente com a formação da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro