Questões de Concursos Públicos: Emilia Ferrero

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Emília Ferreiro é uma importante pesquisadora do desenvolvimento da linguagem escrita. Em seus estudos acerca da Psicogênese da Linguagem Escrita, Ferreiro (1995) afirma que:
I - A escrita é uma representação da linguagem.
II - O período da escrita em que a criança emprega a grafia correspondente ao tamanho do objeto, é chamado de silábico.
III - Na fase silábica a criança formula hipóteses de que cada sílaba corresponde a uma letra.
IV - Na fase alfabética a criança não distingue o desenhar do escrever.
Segundo as contribuições da autora, quais assertivas estão corretas?
Em relação aos estudos da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, analise as afirmativas abaixo:

I. A divulgação das obras de Emilia no Brasil, partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização;

II. As obras de Emilia apresentam métodos pedagógicos, que revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que validam os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

III. Os estudos de Emilia, assim como os de Piaget, levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo na aprendizagem.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
Emília Ferreiro abordou a influência do meio social no desenvolvimento da linguagem e da escrita das crianças principalmente por meio de suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, quando enfatizou que, o meio social

I. limita o desenvolvimento da escrita das crianças, pois o aprendizado da escrita é exclusivamente resultado de instrução formal.

II. incluindo o ambiente familiar serve como modelo para as crianças oferecendo exemplos e práticas de escrita que as crianças observam e imitam.

III. reduz o desenvolvimento da escrita ao fornecer modelos rígidos e padronizados que inibem a criatividade das crianças no processo de aprendizagem.

IV. oferece oportunidades para que as crianças interajam com outras pessoas e experimentem a escrita em diferentes contextos.

V. contribui para a construção de um entendimento mais profundo e contextualizado da escrita devido às interações com a criança com os adultos e pares.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
No contexto das práticas de atendimento psicopedagógico, a integração dos aspectos afetivos, cognitivos e sociais é crucial para o processo de ensino-aprendizagem. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve essa integração, de acordo com as teorias de Emília Ferreiro?
Não é possível trabalhar a educação isolada do que acontece na sociedade. Quando Ferreiro (1996, p.24) cita que a alfabetização não é um processo individual, mas social, está implícito que a autora percebe que os acontecimentos sociais influenciam, como já falava Vygotsky, na aprendizagem da criança, o que se torna algo desafiador para a escola, sobretudo para educadores, uma vez que a cada dia que passa a contribuição da família no processo se torna menor, aumentando a responsabilidade na escola.
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/edu cacao/alfabetizacao-nos-dias-atuais-mudou-dos-metodos-an tigos-para-que-utilizamos-hoje.htm

Identifique abaixo o significado da fala de Ferreiro e Vygotsky, marcando a alternativa correta:
Tomando como base a abordagem de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1986) sobre o desenvolvimento da linguagem escrita nas crianças, podemos extrair a seguinte conclusão ou conclusões:

I. A criança adota a escrita como um conjunto de regras fixas.
II. A escrita é aprendida através da imitação direta da leitura.
III. O desenvolvimento da escrita envolve a construção de significados.
IV. A criança aprende a escrita somente pela memorização de palavras.

Assinale: