Questões de Concursos: Emprego dos Pronomes de Tratamento

Prepare-se para a prova com questões de Emprego dos Pronomes de Tratamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q875467 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Auxiliar Parlamentar, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Em relação ao correto emprego dos pronomes de tratamento (vocativo), assinale a única alternativa correta.

5 Q876298 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Motorista Categoria D, Prefeitura de Jeremoabo BA, IBRB, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma frase com um pronome de tratamento:

6 Q920243 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Sobre o uso adequado dos pronomes de tratamento na comunicação com agentes públicos federais, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

7 Q920345 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Assistente Geral, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Qual das seguintes opções apresenta corretamente o uso dos pronomes de tratamento no endereçamento de comunicações dirigidas a autoridades, considerando as formas apropriadas para "Vossa Excelência”?

8 Q919592 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Escriturário, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Os pronomes de tratamento usados no corpo do texto de comunicações oficiais dirigidas a um Ministro de Estado e a um Senador da República são:

9 Q919602 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao falar ou escrever, é preciso atentar para algumas formas de tratamento. Essas formas são expressões oriundas de uma tradição que estabeleceu que às autoridades supremas não se poderia falar diretamente, senão por meio de seus elevados atributos.

Conforme o documento Profuncionário (Caderno 13), ao escrever para reitores de universidades, deve ser usada a seguinte expressão:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.