Questões de Concursos: Enfermagem Clínica

Prepare-se para a prova com questões de Enfermagem Clínica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q368707 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, UFFS, FEPESE

Em relação à venóclise, se o enfermeiro observar nas imediações do local da punção a presença de edema, calor, rubor e dor, ele estará identificando a ocorrência de:

2 Q359862 | Enfermagem, Enfermagem Clínica

No exame físico de J.P, sexo feminino, 31 anos de idade, verificaram-se os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 36 ºC; respiração regular com 24 incursões por minuto; pulso radial de 68 batimentos por minuto; pressão sistólica de 115 mmHg e pressão diastólica de 75 mmHg. Nesse caso, o enfermeiro identifica que a mulher apresenta

3 Q369225 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Em relação aos termos técnicos abaixo mencionados, qual deles se refere ao termo correto?

4 Q359765 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

As arritmias cardíacas são eventos cardíacos freqüentemente vivenciados em ambiente de unidade de terapia intensiva e sua ocorrência pode estar associada a risco de morte iminente. Portanto, o enfermeiro que exerce atividades nesse ambiente deve ter sólidos conhecimentos acerca de eletrocardiografia básica, monitorização eletrocardiográfica, diagnóstico e tratamento dessas ocorrências. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Quando do uso de choque precordial transtorácico para tratamento eletivo de uma arritmia cardíaca do tipo flutter atrial — processo denominado cardioversão elétrica —, a descarga elétrica não deve ser sincronizada com o ciclo cardíaco (complexo QRS) tendo em vista reduzir o risco potencial de indução de arritmia ventricular potencialmente fatal.

5 Q360988 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Pleno, FEAES PR, PUC PR

A.N.M., 70 anos, solteira, 5 filhos, católica praticante, analfabeta, fumou durante 53 anos e parou há uma semana, nega etilismo. Hipertensa, faz uso contínuo de captopril e refere ter enfisema, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Foi internada com queixa de fraqueza, dispneia e tosse produtiva persistente. No exame físico constatou-se a paciente consciente, que deambula com auxílio, e possui pele e mucosas hipocoradas; apresentou MMSS frios com leitos ungueais pouco cianóticos; tórax simétrico, movimento respiratório torácico, amplitude superficial, taquidispneica, roncos em brônquios e crepitações bibasais e diminuição da expansibilidade. Constatou-se ainda extremidades com perfusão periférica maior que três segundos, pulsos rítmicos e filiformes, sem edema. Para essa paciente foi identificado como diagnóstico de enfermagem prioritário a desobstrução ineficaz de vias aéreas. Para o diagnóstico desse caso, constituem intervenções a serem planejadas e implementadas pelo enfermeiro:

6 Q366736 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

O cateter de Swan-Ganz tem como finalidade:

7 Q361743 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES SC, UFSC

Sobre a cirrose hepática, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) É um distúrbio crônico marcado pela obstrução difusa e regeneração fibrótica das células hepáticas.

( ) Dentre os tipos de cirrose hepática temos a cirrose pós-nefrótica, causada pelo comprometimento hepático a partir da insuficiência cardíaca esquerda.

( ) A cirrose caracteriza-se por lesão crônica irreversível do fígado, fibrose extensa e crescimento nodular.

( ) Independentemente do tipo de cirrose, o paciente pode apresentar sinais e sintomas gastrointestinais como: anorexia, indigestão, náusea e vômitos, constipação e diarreia, e dor abdominal difusa.

( ) Prurido intenso, ressecamento extremo da pele, turgor tissular deficiente e pigmentação anormal da pele estão presentes apenas na cirrose hepática causada por desnutrição e ingestão crônica de álcool.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

8 Q363867 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Na consulta de enfermagem ao paciente idoso, portador de colostomia definitiva, o enfermeiro identifica hiperemia na pele periestoma. O cuidador observou essa alteração há uma semana, ausência de drenagem de fezes por dois dias, mas a função intestinal já normalizou. Nessa situação, o enfermeiro orienta o cuidador para

9 Q362888 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

A incidência da doença de Parkinson vem aumentando nas pessoas acima de 65 anos.

Leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta:

I. A doença de Parkinson tem causa e cura conhecida

II. Tremor, rigidez muscular e bradicinesia são manifestações clínicas motoras da doença de Parkinson

III. Levodopa-Carbidopa são fármacos utilizados no tratamento da doença de Parkinson.

Em relação às afirmativas acima:

10 Q368026 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Durante uma visita domiciliar, um enfermeiro colheu alguns dados para orientar um casal que necessitava adaptar-se a um novo estilo de vida. O homem, com 80 anos de idade, havia recebido alta recentemente de um hospital após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Estava com paralisia parcial e necessitava de ajuda para alimentar-se, fazer a higiene corporal e vestir-se. A esposa, da mesma idade, demonstrava interesse nas orientações prestadas e expressava preocupação com toda a demanda de cuidados que passaria a ter. Disse ter uma filha que mora em outra cidade. Considerando a situação hipotética acima e os aspectos do cuidado domiciliar, assinale a opção correta.