Questões de Concursos Enfermagem em Centro Cirúrgico

Resolva questões de Enfermagem em Centro Cirúrgico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1035276 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Com base no protocolo de Cirurgia Segura do Ministério da Saúde, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q957478 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

A atuação do técnico de enfermagem nos períodos pré-operatório, transoperatório e pós-operatório é essencial para a segurança do paciente e o sucesso do procedimento cirúrgico.

Assinale a afirmativa que representa uma prática a ser aplicada na situação descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q953418 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Para cuidar da higiene, conforto e segurança do paciente, é preciso conhecer a constituição da pele. Nesse sentido, qual camada da pele é composta por tecido adiposo e conectivo, conectando a derme às estruturas subjacentes, além de conter vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1068630 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Especialidade Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, considere o conteúdo apresentado na publicação intitulada Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde – SOBECC (2021)
No período perioperatório, as intervenções de enfermagem em pacientes submetidos à profilaxia mecânica de trombose venosa profunda (TVP) compreendem, entre outras ações,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q982419 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

Homem, 48 anos, com diagnóstico de colicistite aguda, submetido à colecistectomia de urgência, durante a cirurgia foi encontrada a presença de inflamação aguda não purulenta. Assinale a alternativa que apresenta o potencial de contaminação desta cirurgia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q955887 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de Enfermagem ESF, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A organização do consultório e a assistência durante os procedimentos cirúrgicos demandam rigor técnico para preservar a esterilidade e garantir a segurança do paciente. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A conferência dos instrumentos antes do procedimento é opcional, desde que estejam armazenados em embalagens lacradas, indicando esterilização prévia.

(__)A integridade do campo estéril é mantida evitando-se tocar em áreas externas ao campo delimitado, além de trocar imediatamente materiais que percam a esterilidade.

(__)O descarte de materiais sujos, como gazes e compressas, deve ser feito fora do consultório para evitar contaminação cruzada durante o procedimento.

(__)O registro detalhado de todas as etapas do procedimento, incluindo instrumentos utilizados e sinais vitais do paciente, é indispensável para garantir segurança e rastreabilidade.


A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q955898 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de Enfermagem ESF, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A coleta de materiais para exames e a preparação para intervenções cirúrgicas exigem precisão e rigor técnico para garantir resultados confiáveis e evitar contaminações. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I.A ordem de coleta de tubos para exames laboratoriais deve priorizar tubos com aditivos anticoagulantes para evitar a contaminação das amostras por fatores de coagulação presentes nos tubos de soro.

II.O uso de antisséptico na higienização do local da punção é obrigatório, sendo recomendada a utilização de álcool 70% ou clorexidina, dependendo do procedimento e do tipo de amostra coletada.

III.A coleta de materiais deve ser acompanhada do preenchimento correto dos rótulos das amostras, com identificação do paciente, data e horário da coleta, garantindo a rastreabilidade e a segurança dos resultados.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q896817 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Em relação à enfermagem perioperatória, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q886122 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Estratégia Saúde da Família, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

Qual ação é essencial para prevenir infecções no sítio cirúrgico no pós-operatório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1068413 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2024

No bloco cirúrgico, compreendendo centro cirúrgico (CC) e centro de material e esterilização (CME), de um hospital de grande porte, são utilizados como indicadores de qualidade, entre outros itens: Taxa de procedimentos operacionais padrão (POP) descritos e embasados em evidências científicas, atualizados (TPOP); Taxa de rotatividade de profissionais de enfermagem (TRPE); Incidência de lesões de pele em decorrência do posicionamento cirúrgico inadequado e não utilização de sistemas de proteção (ILPPC).
Os indicadores de qualidade apresentados são exemplos de indicadores de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1060264 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, TCE PA, FGV, 2024

O principal objetivo do Protocolo para Cirurgia Segura da Organização Mundial da Saúde (OMS) é garantir a segurança dos pacientes durante procedimentos cirúrgicos, minimizando complicações e erros médicos. Esse protocolo inclui uma lista de verificação a ser utilizada antes, durante e após a cirurgia, assegurando que todos os passos necessários sejam seguidos.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Antes da indução anestésica o condutor da lista de verificação deve confirmar que o procedimento e o local da cirurgia estão corretos. II. Antes da incisão cirúrgica deve ser realizada a apresentação de cada membro da equipe pelo nome e função. III. As compressas e os instrumentais cirúrgicos devem ser contados logo após a saída do paciente da sala cirúrgica.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q883401 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A ferida operatória rompe a integridade da pele e sua função protetora, e a exposição dos tecidos internos aos patógenos no ambiente coloca o paciente em risco de infecção. Sobre a classificação de feridas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ferida limpa. (2) Ferida contaminada. (3) Ferida infectada.

( ) Inflamação não purulenta; derramamento bruto de conteúdo do trato gastrointestinal, entrada em via biliar ou do trato geniturinário na presença de bile ou urina infectada. ( ) Eletiva, não traumática, fechada. Não foram atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. ( ) Inflamação purulenta; perfuração pré-operatória dos tratos respiratório, gastrointestinal, biliar ou geniturinário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q881867 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Conforme a Portaria nº 2.616/1998 – Diretrizes e Normas para o Controle de Infecção Hospitalar, consideram-se pacientes críticos aqueles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q896472 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Os cuidados de enfermagem no perioperatório são fundamentais para uma assistência cirúrgica de qualidade, e para tal, o enfermeiro deve pautar o seu processo de trabalho em metodologias que sistematizam o cuidado assertivo e instrumentalizam a avaliação dos riscos em todas as etapas da experiência cirúrgica.

Sobre o processo de cuidar no período perioperatório, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) A abreviação do jejum pré-operatório é uma recomendação baseada em protocolos multimodais que buscam acelerar a recuperação do paciente e reduzir o estresse cirúrgico.

( ) A hipotermia intraoperatória é um evento que pode ocorrer entre os pacientes submetidos ao ato anestésico - cirúrgico, no entanto, o enfermeiro perioperatório deve se preocupar em estabelecer ações de prevenção da hipotermia e manutenção da normotermia em todos os períodos operatórios.

( ) A hipertermia maligna é uma síndrome hipermetabólica hereditária, resultante de mutações em genes ligados à dinâmica intracelular do cálcio e relacionada aos anestésicos inalatórios halogenados. A liberação excessiva de cálcio intracelular leva a sinais, como bradicardia, apneia, flacidez do músculo masseter, flacidez generalizada da musculatura entre outros sinais.

( ) A retenção urinária é uma complicação comum após cirurgias com o uso de anestesia geral ou de bloqueio espinhal. A sua identificação precoce não influencia na ocorrência de lesão no músculo detrusor, disfunção vesical e infecção do trato urinário.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q893405 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico em Enfermagem Plantoista, Prefeitura de Araricá RS, FUNDATEC, 2024

Os períodos cirúrgicos fazem parte do período perioperatório. De acordo com a classificação SOBECC (2017), relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Pré-operatório imediato. 2. Transoperatório. 3. Intraoperatório. 4. Recuperação pós-anestésica. 5. Pós-operatório imediato.
Coluna 2 ( ) Envolve desde o momento em que o paciente é recebido na unidade do centro cirúrgico até a sua saída da sala de operações. ( ) Compreende as primeiras vinte e quatro horas depois da intervenção anestésico cirúrgica. ( ) Período de 24 horas antes do procedimento cirúrgico até o encaminhamento do paciente ao centro cirúrgico. ( ) Inicia-se depois das primeiras vinte e quatro horas que se seguem à cirurgia e se estende até a alta paciente ou depois do seu retorno para casa. ( ) Compreende desde a chegada do paciente na sala de recuperação pós-anestésica até a sua alta para a unidade de origem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q881660 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Assistência de Enfermagem a Pacientes Cirúrgicos no Pré, Trans e Pós-Operatório
Um paciente que será submetido a uma cirurgia cardíaca está extremamente ansioso e expressa medo sobre o procedimento, o que pode comprometer o sucesso da intervenção. A técnica de enfermagem, ao perceber o estado emocional do paciente, decide agir. Qual deve ser a conduta da técnica para assegurar o bem-estar do paciente no período pré-operatório?
Itens para Verificação:

1. Fornecer informações claras e precisas sobre o procedimento para reduzir a ansiedade do paciente.
2. Comunicar a situação ao enfermeiro responsável para que ele possa tranquilizar o paciente.
3. Administrar uma medicação ansiolítica para acalmar o paciente.
4. Proporcionar um ambiente calmo e seguro, favorecendo o relaxamento do paciente.
5. Encaminhar o paciente ao psicólogo hospitalar para suporte emocional antes da cirurgia.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q972803 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Paciente submetida à cesariana apresentou, no 27º dia subsequente ao ato cirúrgico, deiscência parcial da parede abdominal e temperatura axilar = 38,5° C.

Nesse caso, esse evento é classificado como infecção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1021240 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2022

A respeito de Enfermagem Cirúrgica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1040495 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, TRT 16 REGIÃO MA, FGV, 2022

O Protocolo para Cirurgia Segura do Ministério da Saúde é baseado na Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS e visa reduzir a ocorrência de danos ao paciente submetido a procedimentos cirúrgicos, abrangendo toda a equipe envolvida no ato cirúrgico.
De acordo com esse protocolo, as seguintes ações são parte da verificação realizada antes da indução anestésica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1039065 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, TRT 8 Região PA e AP, CESPE CEBRASPE, 2022

Quanto às esterilizações de materiais utilizados em casos de pacientes cirúrgicos e acerca dos procedimentos seguros ou autorizados sobre essa prática, julgue os itens a seguir.

I Se os pacotes de materiais esterilizados na autoclave ficarem úmidos, a sua secagem pode ser feita em estufa.
II Os pacotes de materiais devem ocupar a totalidade da capacidade de armazenamento da autoclave, a fim de otimizar o processo.
III Casos de urgência ou de emergência constituem as únicas exceções ao emprego do ciclo de esterilização a vapor para o uso imediato.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.