Questões de Concursos: Enfermagem em UTI

Prepare-se para a prova com questões de Enfermagem em UTI de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q59065 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

O técnico em enfermagem da unidade de internação dos pacientes cirúrgicos de um hospital geral, ao ter acesso ao impresso que contém a prescrição médica, observou a existência de uma prescrição de enfermagem com ações e/ou intervenções a serem realizadas no paciente que estava sob sua responsabilidade. A implementação dessas ações ou intervenções de enfermagem corresponde a uma fase ou etapa

2 Q59064 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

Uma criança com 6 anos de idade está sendo internada na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Os pais questionaram o técnico de enfermagem sobre a permanência contínua da mãe na unidade, durante o período de internamento do filho. Por ser uma unidade recém - inaugurada e que atende às orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente quanto ao acompanhamento da criança, o profissional deverá informar à família que

3 Q59070 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

Senhora Marta, 48 anos, diabética e hipertensa, foi internada na UTI com quadro de insuficiência hepática, que se agravou, levando-a a um estado de coma. Durante a avaliação, o enfermeiro verificou que a paciente apresentava: abertura ocular após pressão no leito ungueal; gemidos em resposta ao estímulo verbal; e flexão lenta do membro superior ao nível do cotovelo como resposta motora.

Considerando os parâmetros da Escala de Coma de Glasgow (e suas modificações), o escore atingido corresponde a:

4 Q59067 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

Nas unidades de terapia intensiva, no cuidado ao cliente sob ventilação mecânica, visando reduzir os casos de pneumonia associada à ventilação (PAV), recomenda-se realizar a higiene oral com:

5 Q59066 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

O distúrbio clínico caracterizado por potencial Hidrogênio (pH) alto e a concentração plasmática de bicarbonato altos denomina-se

6 Q59072 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

O controle direcionado da temperatura (CDT) é um dos principais cuidados a ser dispensado ao paciente internado em unidade de terapia intensiva (UTI), após sofrer parada cardiorrespiratória (Pós-PCR). Em adultos pós-PCR, comatosos, sem resposta sensata aos comandos verbais e com retorno da circulação espontânea (RCE), o alvo para manutenção da temperatura deve ser em torno de

7 Q139664 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

A Escala de Coma de Glasgow é um instrumento bastante utilizado para avaliar a resposta de um paciente a estímulos. Os escores vão de 3 (coma profundo) a 15 ( normal).

Ao avaliar um paciente vítima de acidente automobilístico e que está há três dias no CTI, a enfermeira, aplicando a escala de Coma de Glasgow, observa que ele apresenta abertura dos olhos quando estimulado, dá resposta verbal com palavras desconexas e aperta sua mão quando solicitado. Diante desse quadro, assinale a alternativa que indica a pontuação obtida e o respectivo nível de consciência desse paciente.

8 Q141687 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Acerca das medidas da pressão intracraniana (PIC) e da pressão de perfusão cerebral (PPC) em terapia intensiva, assinale a opção correta.

9 Q846468 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, relacionado à ausência de pré-natal e detecção de trombocitopenia e presença de miomas uterinos durante o período de parto, com descrição também de atonia uterina. A enfermeira da UTI, ao atendê-la, depara-se com o seguinte quadro clínico:
A paciente apresenta nível de consciência alterado e confuso; pele fria, úmida e pegajosa com coloração pálida e cianótica; frequência cardíaca aumentada (148 bpm) e hipotensão arterial (PA=80x50). O diagnóstico de enfermagem prioritário foi “Estado de Choque” e precisa de cuidados imediatos. Nessa perspectiva, é essencial que o enfermeiro reconheça os indicadores empíricos de que tipo de choque se trata.
Marque a alternativa CORRETA, em relação ao referido caso clínico:

10 Q59071 | Enfermagem, Enfermagem em UTI

A Portaria nº 895, de 31 de março de 2017, instituiu o cuidado progressivo ao paciente crítico ou grave, com os critérios de elegibilidade, para admissão e alta, de classificação e de habilitação de leitos de Terapia Intensiva adulto, pediátrico, queimados e Cuidados Intermediários adulto e pediátrico no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Assinale a alternativa CORRETA acerca da assistência da equipe de enfermagem ao paciente em Unidade de Terapia Intensiva:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.