Questões de Concursos: Engenharia Aeronáutica

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1 Q748959 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. No NASTRAN, como em outros códigos de cálculo que usam o MEF, as funções deslocamento no elemento finito podem ter continuidade Cn se suas derivadas de ordem “n” são contínuas. Pode-se dizer que a continuidade C1 assegura que, em elementos fletidos de placas existe a continuidade de deflexões e rotação entre elementos finitos adjacentes.

2 Q748871 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. Aguns elementos finitos usados para o estudo de estruturas espessas, quando utilizados no estudo de estruturas finas ou delgadas, apresentam rigidez exagerada devido à geração de excessiva energia de deformação proveniente das deformações cisalhantes, sendo esse fenômeno conhecido na literatura como travamento ao cisalhamento.

3 Q749126 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Acerca do Método dos Elementos Finitos (MEF), um método utilizado na solução de problemas de engenharia estrutural, hidráulica e térmica, entre outros, julgue os itens a seguir. Comparando-se a formulação em elementos finitos pelo método da rigidez (ou modelo em deslocamentos) e o método da flexibilidade (ou modelo das forças), é correto afirmar que a solução em descolamento encontrada pelo primeiro método, geralmente, é maior que a solução encontrada pelo segundo método.

4 Q749234 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Uma das formas de ensaio à fadiga consiste no ensaio de flexão rotativa. Entre os principais resultados deste ensaio estão o limite de resistência à fadiga e a resistência à fadiga. Pode-se afirmar ainda que a maioria dos materiais não-ferrosos apresenta um limite de resistência à fadiga e os materiais ferrosos uma resistência à fadiga.

5 Q749080 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. A madeira é um dos mais antigos materiais utilizados pelo homem. A madeira é um material barato, leve, resistente e muito utilizado na indústria da construção civil. Basicamente as células da madeira são compostas de fibras de celulose e lignina. Portanto, é correto afirmar que durante os ensaios de caracterização mecânica da madeira, esta apresenta excelentes características mecânicas igualmente em todas as direções.

6 Q749148 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Entre os ensaios de embutimento encontra-se o ensaio de Erichsen que consiste na deformação de uma tira metálica (blank — corpo de prova) presa a uma matriz com um punção de cabeça esférica deformando a tira metálica. É verdade dizer que neste ensaio se mede a máxima tensão que o punção exerce para a qual não ocorre a plastificação da tira.

7 Q748937 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Na indústria mecânica, em particular na aeronáutica, é muito comum a necessidade de inspecionar máquinas e peças durante o período de vida útil. Neste caso não é possível a destruição da peça ou do componente a ser testado. Entre os ensaios nãodestrutivos, pode-se citar os ensaios de raios X, partículas magnéticas, ultra-som é líquidos penetrantes.

8 Q749195 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Análise estrutural é a parte da engenharia que calcula as tensões, as deformações e os deslocamentos nos sistemas estruturais sujeitos aos mais diversos carregamentos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Uma placa é caracterizada por uma uma estrutura plana, em que a espessura é bem menor que as outras dimensões. A teoria de Kirchhoff para placas, supõe que as influências das tensões de cisalhamento na espessura da placa e a tensão normal ao plano da placa são desprezadas no cálculo das deformações.

10 Q748786 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil, CESPE CEBRASPE

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.

Os principais pesos estruturais de um avião são o peso máximo estrutural de decolagem (PMED), o peso máximo estrutural de pouso (PMEP) e o peso máximo zero combustível (PMZC).

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