Questões de Concursos: Estatuto do Servidor Público do Município de Maringá

Prepare-se para a prova com questões de Estatuto do Servidor Público do Município de Maringá de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q879635 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Estatuto do Servidor Público do Município de Maringá, Motorista I, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

Conforme previsto no Regime Jurídico Único dos Funcionários Públicos do Município de Maringá/PR, assinale a alternativa CORRETA.

2 Q879637 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Estatuto do Servidor Público do Município de Maringá, Motorista I, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

De acordo com o Regime Jurídico Único dos Funcionários Públicos do Município de Maringá/PR, os cargos em comissão serão providos, através da livre escolha do Chefe do Poder Executivo ou do Poder Legislativo, por pessoas que reúnam as condições necessárias à investidura no serviço público e competência profissional. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

3 Q879636 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Estatuto do Servidor Público do Município de Maringá, Motorista I, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

Considerando-se o descrito no Regime Jurídico Único dos Funcionários Públicos do Município de Maringá/PR, exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo. Leia as seguintes afirmativas sobre o tema e, depois, marque a alternativa que indica quais delas estão CORRETAS.

I – É de 30 (trinta) dias o prazo para o funcionário entrar em exercício.
II – Será exonerado o funcionário empossado que não entrar em exercício no prazo de 30 dias.
III – Cabe ao Prefeito Municipal dar-lhe exercício.

4 Q879606 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Estatuto do Servidor Público do Município de Maringá, Motorista II, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

Segundo o Regime Jurídico Único dos Funcionários Públicos do Município de Maringá/PR, leia a seguir as afirmativas que tratam da ajuda de custo e, depois, marque a alternativa CORRETA.

I – A ajuda de custo destina-se à compensação das despesas de instalação do funcionário que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente.

II – A ajuda de custo será calculada sobre a remuneração do funcionário, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder à importância correspondente a 06 (seis) meses do respectivo vencimento.

III – Não haverá obrigação de restituir a ajuda de custo nos casos de exoneração de ofício ou de retorno por motivo de doença comprovada.

IV – Será concedida ajuda de custo ao funcionário que se afastar do cargo ou reassumi-lo em virtude de mandato eletivo.

5 Q879605 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Estatuto do Servidor Público do Município de Maringá, Motorista II, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

Levando-se em consideração o Regime Jurídico Único dos Funcionários Públicos do Município de Maringá/PR, são formas de provimento ou de evolução em cargo público:

I – adaptação, aproveitamento e condução;
II – nomeação, progressão e promoção;
III – reintegração, remoção e reversão.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao assunto.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.