Questões de Concursos: Estudo do Comportamento Alimentar

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1 Q908693 | Nutrição, Estudo do Comportamento Alimentar, Habilitação, UFMT, UFMT, 2024

Sobre os componentes do comportamento alimentar, assinale a afirmativa INCORRETA.

2 Q897506 | Nutrição, Estudo do Comportamento Alimentar, NutricionistaHabilitação, IFAP, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as práticas alimentares aos seus possíveis impactos.

Coluna 1

1. Usar recompensas para que a criança coma.
2. Forçar a criança a “limpar o prato”.
3. Manter a criança atenta ao momento da refeição.

Coluna 2

( ) Prejudica a capacidade de autorregulação do apetite.
( ) Contribui para o desenvolvimento de uma relação positiva com a comida.
( ) Estimula uma relação de dependência entre comida e recompensas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

3 Q897081 | Nutrição, Estudo do Comportamento Alimentar, Nutricionista, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

A Nutrição Comportamental e as abordagens de Mindful Eating (ME) e Comer Intuitivo (CI) estão se consolidando como alternativas promissoras no campo da nutrição. Essas práticas focam na relação do indivíduo com a comida e em como a mente e o corpo reagem durante a experiência alimentar. Sobre as intervenções baseadas nessas abordagens e seus princípios, analise as afirmativas abaixo:

I. O Mindful Eating (ME) visa ensinar o indivíduo a reconhecer as diferenças entre fome física e fome emocional, incentivando o ato de comer em resposta aos sinais de fome e saciedade.
II. O Comer Intuitivo (CI) tem como foco a restrição de grupos alimentares específicos, promovendo uma alimentação baseada nas regras nutricionais tradicionais, com o objetivo principal de perda de peso.
III. O nutricionista que trabalha com Nutrição Comportamental utiliza técnicas como a Entrevista Motivacional e Terapia CognitivoComportamental, ajudando o paciente a lidar com emoções que influenciam o comportamento alimentar.
IV. As abordagens de Nutrição Comportamental e Mindful Eating buscam modificar diretamente a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos, sem considerar os aspectos emocionais e psicológicos envolvidos no ato de comer.
Pode-se afirmar que:
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