Questões de Concursos: Evolução biológica

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1 Q906274 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

No sul da Flórida, o percevejo-do-saboeiro (Jadera haematoloma) se alimenta de sementes de uma planta nativa da família das sapindáceas, o balãozinho. Entretanto, na Flórida Central, o balãozinho se tornou raro. Com isso, nessa região, esses percevejos se alimentam das sementes da árvore-da-chuva-dourada (Koelreuteria elegans), espécie recém-introduzida da Ásia. A fruta da árvore-da-chuva-dourada consiste em três lóbulos chatos, e suas sementes estão bem mais próximas à superfície da fruta do que as sementes das frutas redondas e rechonchudas do balãozinho nativo. As populações que se alimentam na árvore-da-chuva-dourada resultaram em espécies de bicos mais curtos do que aquelas populações que se alimentam do balãozinho. Essa diferença entre as espécies em resposta à espécie introduzida é um exemplo de:

2 Q899719 | Biologia, Evolução biológica, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Caminhando em sentido oposto ao pensamento tipológico, Darwin formulou um novo modo de pensamento. Trata-se da concepção que defende que não “há dois indivíduos numa biopopulação, nem mesmo gêmeos idênticos, que sejam de fato idênticos. [...] É essa variação entre os indivíduos particularmente diferentes que tem realidade, ao passo que o valor estatístico mediano calculado dessa variação é uma abstração. A novidade representada por esse conceito se tornou clara quando o próprio Darwin por vezes resvalou para o pensamento tipológico. Foi esse o motivo de não ter conseguido resolver o problema da origem das novas espécies” (MAYR, 2005, p. 104). O conceito aqui referido é, portanto, o de

3 Q904241 | Biologia, Evolução biológica, Professor de Ciências Físicas e Biológicas, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O design inteligente supõe que existem estruturas biológicas que possuem complexidade irredutível, que é a ideia de que certos sistemas biológicos não podem ter evoluído de sistemas mais simples por meio de seleção natural. E, partindo desta suposição, conclui a existência de um misterioso 'designer'. [...] Quando confrontados com o fato de que a grande maioria das evidências atuais apontam para o processo evolutivo, os defensores do design inteligente contra-argumentam que basta uma prova para desbancar uma teoria.

Fonte: (Adaptado) FONSECA, C.R. Na contramão do pensamento científico.Ciência Hoje,CH358, 2019.

A partir deste contexto, analise as proposições a seguir:

I- Cabe a docentes de ciências refutar a ideia dodesign inteligente a partir de explicações que indiquem que não há evidências de design complexidade irredutível, como por exemplo, os olhos complexos, que evoluíram de forma independente em moluscos e em humanos.

II- Em uma abordagem moderna, deve-se considerar a ideia do design inteligente como uma teoria alternativa para explicação da design diversidade biológica, que, tal como a teoria criacionista, também utiliza a ideia de um criador para explicar o surgimento das peculiaridades das espécies.

III- Uma vez que há evidências que apontam para ideias convergentes tanto com a teoria evolutiva como com a do design inteligente, podemos dizer que elas são concorrentes para a explicação das estruturas biológicas.

É CORRETO o que se afirma em:

4 Q901209 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma excursão escolar a uma reserva biológica, os alunos são desafiados a identificar diferentes espécies e discutir a evolução dos seres vivos. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A teoria da seleção natural, proposta por Charles Darwin, explica a evolução das espécies através da sobrevivência e reprodução dos indivíduos mais aptos ao ambiente.

2. A classificação biológica moderna dos seres vivos baseia-se em características morfológicas, genéticas e evolutivas, sendo organizada em reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies.

3. Os seres vivos são classificados em três domínios principais: Archaea, Bacteria e Eukarya, refletindo a diversidade genética e evolutiva da vida na Terra.

4. A evolução convergente ocorre quando espécies diferentes desenvolvem características semelhantes de forma independente, devido a pressões ambientais similares.

5. Os fósseis são evidências diretas da evolução, permitindo o estudo da origem e da mudança das espécies ao longo do tempo geológico.


Alternativas:

5 Q901907 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Leia o texto abaixo:
Fósseis de 6 milhões de anos explicam evolução de “sexto dedo” dos pandas, que possibilitou dieta de bambu
A descoberta de fósseis de um ancestral do panda na província chinesa de Yunnan, permitiu que pesquisadores descobrissem como o mamífero utilizava um "sexto dedo" que lhe permite agarrar os talos de bambu que representam o principal alimento da dieta do urso. Os fósseis pertencem a um ancestral chamado Ailurarctos, que viveu na China entre seis e oito milhões de anos atrás e tinha um osso do pulso especialmente grande, chamado sesamoide radial.
Adaptado de: https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2022/07/fosseis-de-6-milhoes-de-anos-explicamevolucao-de-sexto-dedo-dos-pandas-que-possibilitou-dieta-de-bambu.ghtml.

A despeito do contexto evolucionista, o conceito que representa o texto acima é:

6 Q898507 | Biologia, Evolução biológica, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Há caracteres que se assemelham simplesmente por exercerem a mesma função, mas não derivam de modificações de estruturas semelhantes, já existentes em um ancestral comum. São as chamadas estruturas:

7 Q896780 | Biologia, Evolução biológica, Professor de Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

São evidências da evolução:


1. Cor


2. Fósseis


3. Homologias


4. Órgãos vestigiais


5. Morfologia externa


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

8 Q901212 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma aula de ciências, os alunos estudam fósseis encontrados em diferentes camadas geológicas. O professor pede que eles relacionem a formação dos fósseis com a evolução dos seres vivos na Terra. Avalie as afirmativas abaixo:

1. Fósseis são restos ou vestígios de organismos antigos que foram preservados em rochas sedimentares, proporcionando evidências diretas da história da vida na Terra.

2. A fossilização é um processo raro e seletivo, geralmente ocorrendo em condições de rápido soterramento e ausência de oxigênio, o que impede a decomposição.

3. A datação relativa dos fósseis é feita com base nas camadas de rocha em que são encontrados, enquanto a datação absoluta utiliza métodos radiométricos para determinar a idade exata.

4. Fósseis de transição mostram características intermediárias entre grupos de organismos, apoiando a teoria da evolução por seleção natural.

5. A descoberta de fósseis marinhos em regiões atualmente montanhosas é uma evidência de mudanças geológicas, como a deriva continental e a elevação de montanhas.


Alternativas:

9 Q901217 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um estudo sobre a evolução biológica, os alunos são desafiados a relacionar a teoria celular com as principais descobertas científicas que contribuíram para o entendimento da vida. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A teoria celular, proposta inicialmente por Schleiden e Schwann, estabelece que todos os seres vivos são compostos por células, que são as unidades fundamentais da vida.

2. As descobertas de Robert Hooke e Antonie van Leeuwenhoek foram essenciais para o desenvolvimento da microscopia e para a observação das células pela primeira vez.

3. A teoria celular foi fundamental para a compreensão da biologia moderna, influenciando o estudo da genética, da fisiologia e da evolução.

4. A evolução celular explica a diversidade de formas de vida a partir de uma ancestralidade comum, apoiando-se em evidências como o DNA e as semelhanças bioquímicas entre os organismos.

5. A teoria celular foi completamente refutada no século XX com o avanço da biotecnologia e a descoberta das funções do DNA.


Alternativas:

10 Q907950 | Biologia, Evolução biológica, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Os ossos dos membros anteriores dos cavalos e das asas dos morcegos derivam dos ossos dos membros anteriores do grupo ancestral, que deu origem a tais organismos. Esses são exemplos de estruturas homólogas entre si. No geral, sobre as estruturas homólogas, é INCORRETO afirmar que:
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