Questões de Concursos: Farmacologia de Doenças do Sangue

Prepare-se para a prova com questões de Farmacologia de Doenças do Sangue de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q895663 | Farmácia, Farmacologia de Doenças do Sangue, Farmacêutico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A malária é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada de mosquitos do gênero Anopheles. A infecção causa febre, calafrios, dores de cabeça e outros sintomas graves, podendo levar a complicações fatais se não tratada adequadamente. O tratamento da malária depende do tipo de Plasmodium e da resistência do parasita aos medicamentos. Indique qual dos seguintes fármacos é utilizado no tratamento da malária por Plasmodium falciparum:

3 Q898569 | Farmácia, Farmacologia de Doenças do Sangue, Farmacêutico, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024

Considerando-se os agentes que modificam a coagulação sanguínea, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Inibidores orais direto do fator Xa. (2) Antagonista da vitamina K. (3) Antiplaquetários.
( ) Apixabana. ( ) Clopidogrel. ( ) Varfarina.

4 Q917562 | Farmácia, Farmacologia de Doenças do Sangue, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Os anti-inflamatórios são medicamentos que reduzem ou impedem a inflamação, sendo utilizados para tratamento de diversas patologias. Qual alternativa é um representante dessa classe farmacológica?

7 Q903493 | Farmácia, Farmacologia de Doenças do Sangue, Farmacêutico, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Assinale a alternativa CORRETA sobre o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esferoidais:

9 Q905594 | Farmácia, Farmacologia de Doenças do Sangue, Farmacêutico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Os anti-inflamatórios são fármacos divididos em duas grandes classes, a saber: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs). Seu principal uso reside no tratamento de processos inflamatórios em geral, doenças autoimunes e reações alérgicas graves. Existem inúmeros AINEs no mercado, e a grande maioria consiste em fármacos inibidores de Cicloxigenase 1 e 2 (COX-1 e COX-2), classificados como inibidores seletivos e não seletivos (quando inibem ambas). As afirmativas abaixo se referem ao chamados AINEs, leia-as atentamente:

I. Existem duas formas principais de COX: COX-1 e COX-2. A COX-1 é constitutiva e desempenha um papel importante na manutenção da integridade da mucosa gastroduodenal, na homeostase vascular, na agregação plaquetária e na modulação do fluxo plasmático renal. Já a COX-2 é uma enzima induzível e aumenta sua expressão em processos inflamatórios. Ela está presente principalmente no cérebro, rins, ossos e sistema reprodutor feminino, sendo relevante para a modulação do fluxo sanguíneo glomerular e o balanço hidroeletrolítico.
II. Os AINEs agem inibindo especificamente a enzima COX, reduzindo assim a conversão de prostaglandinas (PGs) em ácido araquidônico em. As prostaglandinas têm ação vasodilatadora e são liberadas por mastócitos ativados em resposta a estímulos alérgicos. Essa inibição impede a ação de linfócitos e outras células envolvidas em respostas alérgicas ou inflamatórias, promovendo vasodilatação e inibição da adesão plaquetária.
III. As prostaciclinas, predominantemente presentes no endotélio vascular, causam vasoconstrição e inibição da agregação plaquetária, enquanto os tromboxanos, predominantes nas plaquetas, atuam de forma oposta, causando vasodilatação e agregação plaquetária.

Sobre as afirmativas I, II e III é correto afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.