Questões de Concursos: Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos

Resolva provas online com questões de Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de questões comentadas e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q900613 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Bioquímico, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O mecanismo de ação dos antibióticos betalactâmicos é baseado em:

2 Q897060 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Camaquã RS, Creative Group, 2024

A respeito da Reposta Imune, leia as afirmartivas a seguir:

I. Cada linfócito em desenvolvimento produz vários receptores de antígeno por meio de rearranjos dos segmentos gênicos de seus receptores. II. As imunoglobulinas (lgs) ligam uma ampla variedade de estruturas químicas, enquanto os receptores de células T (TCRs, do inglês T cell receptors) são especializados no reconhecimento de antígenos estranhos como fragmentos peptídicos ligados às proteínas do complexo principal de histocompatibilidade.
III. Os linfócitos ativados por antígenos proliferam nos órgãos linfoides centrais, gerando células efetoras e memória imune.
IV. As células T coordenam a imunidade mediada por células e regulam as respostas das células B contra a maioria dos antígenos.

Sobre as afirmativas descritas acima, é correto afirmar que:

3 Q887554 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico de Farmácia, Prefeitura de Icatu MA, Instituto JK, 2024

A Dra. Fernanda, uma psiquiatra experiente, trabalha em um hospital universitário e frequentemente se depara com pacientes necessitando de medicações controladas. Recentemente, ela atendeu um paciente com diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, para o qual ela considerou prescrever um medicamento psicotrópico. Lembrando-se das diretrizes da Portaria nº 344/98, ela sabe que certas substâncias psicotrópicas estão sujeitas a Notificação de Receita tipo “A”. Contudo, ela também recorda que há exceções nessa classificação. Com base nesse cenário, considere a seguinte questão:

De acordo com a Portaria nº 344/98, são substâncias psicotrópicas (Sujeitas a Notificação de Receita “A”), exceto:

4 Q898576 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024

Em relação a quimioterapia das infecções por protozoários, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
Como não há disponibilidade de vacinas eficazes antiprotozoários, a quimioterapia tem sido o único meio prático de tratar os indivíduos infectados e de reduzir a transmissão. ___________ é um Profármaco que requer ativação redutora do grupamento nitro pelos organismos suscetíveis, sendo é o agente de escolha para o tratamento de todas as formas sintomáticas de amebíase, incluindo a colite amebiana e o abscesso hepático amebiano.

5 Q898577 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024

Em relação à ação dos fármacos antimicobacterianos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Dapsona age através da inibição da DNA-girase e da topoisomerase, enzimas essenciais para a replicação do DNA bacteriano.
( ) A Rifampicina é também bactericida contra Mycobacterium leprae.
( ) O Etambutol inibe a Arabinosil-Transferase III, interrompendo assim a transferência de arabinose para a biossíntese de arabinogalactano, o que, por sua vez, interrompe a montagem da parede celular micobacteriana.

6 Q899091 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito da amoxicilina, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É instável em meio ácido, destina-se à administração oral e parenteral e é absorvida mais rápida e significativamente no trato gastrointestinal do que a ampicilina.
( ) A probenecida acelera e facilita a excreção desse antimicrobiano.
( ) A presença de alimento não interfere na absorção.

7 Q887552 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico de Farmácia, Prefeitura de Icatu MA, Instituto JK, 2024

Em uma clínica de cirurgia, o Dr. Rafael, um anestesiologista experiente, está preparando um plano de anestesia para um procedimento cirúrgico. Ele explica à sua equipe que, em alguns casos, é benéfico retardar a absorção de um fármaco para prolongar sua ação sistêmica ou local. Isso é especialmente útil em anestesia local, onde um efeito mais prolongado pode ser necessário. Dr. Rafael menciona um exemplo específico de um fármaco comum que, quando combinado com outra substância, pode retardar sua absorção e prolongar sua ação. Diante desse contexto, considere a seguinte questão:

Em alguns casos, na prática clínica e terapêutica se empregam alguns artifícios para retardar a absorção de um fármaco a fim de prolongar sua ação sistêmica ou local, como ocorre no emprego da:

8 Q897030 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A maioria dos fármacos anti-inflamatórios não esteroides tradicionais (AINET) é de ácidos orgânicos com valores de pKa relativamente baixos. Assinale a alternativa que contém um AINET que apresenta semelhança química com o ácido propriônico:

9 Q899094 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em relação aos sedativos e ansiolíticos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Zolpidem. (2) Buspirona. (3) Triazolam. (4) Flumazenil.

( ) Início de ação rápido, ação curta. ( ) Ansiolítico, sem ação miorrelaxante. ( ) Imidazopiridina, com ação hipnótica. ( ) Antagonista dos benzodiazepínicos.

10 Q899092 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito dos fármacos utilizados para alívio da tosse, analisar os itens.

I. O dextrometorfano atua a nível central, aumentando o limiar da tosse. Sua potência é praticamente igual à da codeína, porém com menos efeitos colaterais subjetivos e gastrointestinais.

II. Os agentes mucolíticos derivados da cisteína reduzem as fontes de dissulfeto que ligam as glicoproteínas a outras proteínas, como albumina e IgA secretora.

III. A guaifenesina tem efeito preventivo contra o broncoespasmo desencadeado pela histamina e pela acetilcolina, por ter ação relaxante na musculatura lisa por meio de uma ação anti-histamínica.


Está CORRETO o que se afirma: