Questões de Concursos Públicos: Farmacologia na Odontologia

Encontre aqui questões Farmacologia na Odontologia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Já não é novidade que uso indiscriminado de antibióticos na odontologia é uma situação alarmante, no entanto, sabe-se que há situações onde o uso profilático do antibiótico é uma necessidade. Assinale dentre as alternativas a seguir aquela que não condiz com a necessidade de profilaxia antibiótica.
A Cefalotina, Cefalosporina de primeira geração, tem como principais usos:
À qual das condições abaixo não está indicada a profilaxia antibiótica para endocardite infecciosa?
Reação adversa é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, a qual se manifesta após a administração de doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doença ou para modificação de função fisiológica. Sobre a classificação dos efeitos adversos, assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas a seguir: I. Empregam-se dois tipos de resina na restauração de dentes anteriores fraturados, sendo uma híbrida para reproduzir a superfície lingual, palatal, proximais e toda área correspondente à dentina, e outra de micropartículas para reproduzir a porção equivalente a esmalte vestibular. Cada incremento é polimerizado por 20 segundos, a última camada que é a da superfície vestibular com a resina de micropartícula se polimeriza por 40 segundos. Feita inserção e a polimerização das resinas, se retira o isolamento absoluto e se faz o controle da oclusão. II. O regime mais eficaz com os anti-inflamatórios não esteroides (ou AINEs) é o de analgesia preventiva, introduzido imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose é administrada ao final do procedimento (paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida das doses de manutenção, por curto período de tempo. A duração do tratamento com os AINEs deve ser estabelecida por um período máximo de 48 a 72 horas. III. O clareamento interno diz respeito ao procedimento clareador realizado internamente, através do acesso à câmara pulpar, em dentes desvitalizados. Nessa situação (técnica fotocatalítica para dentes despolpados), os pigmentos estão acessíveis na dentina e o peróxido de hidrogênio está diretamente em íntimo contato com o tecido dentinário manchado. A aceleração da decomposição do agente clareador pode ser feita com fontes de energia com muito cuidado, pois o excesso de energia (“calor”) pode gerar grande quantidade de radicais livres.
Marque a alternativa CORRETA:
A dor de dente fantasma associa-se a dor do membro descrita na área médica, associada a amputações. É uma síndrome caracterizada por dor persistente ou parestesia em dente ou outros tecidos orais, que se segue a procedimentos cirúrgicos odontológicos, com extirpação de polpa dentária, apicetomia, exodontias ou exérese de tecidos de antro molar. Dentre as alternativas abaixo, qual é o medicamento mais comumente utilizado para o tratamento da dor de dente fantasma?
Os bisfosfonatos são medicamentos inibidores da atividade osteoclástica utilizados no tratamento de doenças metabólicas do tecido ósseo, que envolvem reabsorção óssea elevada, como doença de Paget, metástases ósseas, osteogênese imperfeita, hipercalcemia maligna e osteoporose. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:
I. As equipes devem realizar exames criteriosos e monitorar a saúde bucal do paciente, utilizando o recurso da radiografia panorâmica para controle, e considerar sempre as queixas de dores dentárias na região dos maxilares, procurando oferecer o melhor tratamento para cada caso. II. A descontinuação da terapia deve ser discutida com o médico que prescreveu o bisfosfonato ao paciente, pois deve-se considerar os riscos e os benefícios da descontinuação. Destaca-se que a meia-vida dos bisfosfonatos intravenosos é de vários anos. A interrupção da terapia por alguns meses pode ter um efeito mínimo já incorporado na matriz óssea. III. Dentes com amplo comprometimento por cárie e envolvimento pulpar devem ser submetidos a tratamento endodôntico e, na impossibilidade de reabilitação coronária, as raízes devem ser sepultadas. IV. Na observância de eritema doloroso, supuração e/ou fístula, deve-se prescrever antibióticos até a recuperação.
Quais estão corretas?
Analise as afirmativas a seguir: I. As cefalosporinas não devem ser consideradas como a primeira escolha no tratamento das infecções odontológicas, em nível ambulatorial. Apesar de apresentarem um espectro de ação biológica ligeiramente maior do que as penicilinas, o mesmo não coincide com as bactérias predominantemente isoladas na maioria das infecções bucais. São reservadas para a profilaxia cirúrgica em cirurgias ortognáticas ou para o tratamento de infecções graves na região da cabeça e pescoço (em ambiente hospitalar). II. O cemento radicular (RC) é um tecido calcificado que recobre a dentina das superfícies radiculares dos dentes. As fibras do ligamento periodontal estão inseridas no cemento radicular. Elas têm características semelhantes ao tecido ósseo, todavia não possuem vasos sanguíneos e linfáticos, não têm inervação, não sofrem remodelação e reabsorção fisiológicas, porém se caracterizam pela deposição contínua ao longo da vida. O cemento é dividido em: cemento primário ou acelular - formado associado com a formação da raiz e a erupção do dente; e cemento secundário ou celular - formado após a erupção do dente e também em resposta às demandas funcionais.
Marque a alternativa CORRETA
E? importante considerar que as varia?veis que modulam o efeito de um fa?rmaco podem estar relacionadas a aspectos tanto intri?nsecos quanto extri?nsecos ao organismo.
Assinale a alternativa que contém somente aspectos Extrínsecos.

A terapêutica medicamentosa em gestantes e durante a amamentação é de extrema importância por ter extensão no desenvolvimento fetal e da criança. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Nos quadros de gestante com dor em que seja necessária a analgesia, a dipirona deve ser evitada, devido ao risco de causar agranulocitose.