Questões de Concursos: Ferramentas da qualidade

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Ferramentas da qualidade. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q944728 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho dos processos de uma empresa. Sua utilização pode representar, entre outros aspectos, um ponto de partida para a melhoria no ambiente de trabalho e a redução de custos, auxiliando as pessoas na solução de problemas. Assim, algumas ferramentas da qualidade estão representadas e definidas a seguir.
W: símbolos padronizados de textos articulados utilizados para se mostrar a sequência lógica de execução dos passos de um processo ou suas atividades.
X: gráfico cuja finalidade é auxiliar no levantamento de possíveis causas de um problema prioritário.
Y: gráfico de barras verticais, que representa a frequência de dados subdivididos em classes.
Z: gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

A partir das definições de W, X, Y e Z, assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre o símbolo ou gráfico e a designação de cada uma das ferramentas da qualidade.

2 Q944738 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

A calibração assegura a confiabilidade de um instrumento de medição, utiliza a comparação do valor medido com um padrão rastreado de padrões internacionais ou nacionais, e é fundamental na garantia da qualidade dos produtos.
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que a calibração proporciona maior

3 Q865026 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Gestão de qualidade: tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria. Refere-se corretamente a ferramenta de qualidade denominada:

4 Q889151 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Auxiliar Administrativo, CRF AC, Quadrix, 2024

O processo, desenvolvido no Japão, de gestão e de cultura de negócios que cuida do aprimoramento contínuo e gradual, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido de todos os membros da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas, e que inspirou o processo de melhoria contínua, é denominado

5 Q887730 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Técnico em Qualidade, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

A respeito das ferramentas de qualidade e solução de problemas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Gráfico de controle.
(2) Histograma.

( ) Quanto maior for o número de dados, maior é a quantidade de informação. No entanto, tabelas com grande número de dados não dão ao leitor ideia do fenômeno.

( ) É utilizado para estudar a variabilidade de um característico de qualidade ao longo do tempo.

( ) Mostra a forma da distribuição e, especialmente, estabelece se medidas de determinado item têm distribuição aparentemente normal.

6 Q944734 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

As empresas devem realizar planejamento e controle em todos os níveis hierárquicos. Planejamento e controle dizem respeito à conciliação entre o que o mercado requer e o que as operações podem fornecer. No setor industrial, a função Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é importante para a produção de bens e serviços, alocando-se recursos materiais, humanos e operacionais.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018 (adaptado).

A partir do texto, suponha que, na indústria XYZ, a função PPCP seja totalmente manual e não exista integração entre as áreas da empresa. Para solucionar esses entraves, a empresa contratou uma consultoria, que está analisando a implantação de novas técnicas, sistemas e filosofias de produção, para aumentar a vantagem competitiva da mencionada empresa.
Acerca da implantação de técnicas, sistemas e filosofias de produção, avalie as afirmações a seguir.
I. A empresa pode diminuir seus problemas, contribuindo para a redução de custos e eliminação de perdas, se utilizar ferramentas da qualidade, como, por exemplo, Diagrama de Ishikawa e Gráficos de Controle.
II. O sistema Enterprise Resource Planning (ERP) poderá facilitar a integração dos setores da empresa, fornecendo subsídios para tomadas de decisão.
III. A implantação da filosofia Just in Time possibilitará maior controle da produção da empresa e a redução dos níveis de estoque.

É correto o que se afirma em

7 Q911808 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, IFES, IF ES, 2024

As normas internacionais relacionadas à gestão da qualidade desempenham um papel crucial na padronização dos processos e na garantia da qualidade dos produtos e serviços em escala global. Essas normas auxiliam as organizações a implementar sistemas de gestão que promovem a melhoria contínua e a satisfação dos clientes. Considerando as principais normas internacionais de gestão da qualidade, qual das alternativas a seguir descreve CORRETAMENTE a aplicação de uma dessas normas?

8 Q884676 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Assistente Administrativo, CREARN, FUNCERN, 2024

As ferramentas da qualidade são importantes aliadas para as organizações no processo de melhoria contínua e aperfeiçoamento das práticas de gestão. A ferramenta caracterizada por se constituir em uma representação gráfica da distribuição de dados numéricos, exibindo a frequência de ocorrência de uma determinada amostra de dados, é conhecida como

9 Q895042 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Agente Administrativo, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Os itens a seguir, de acordo com Ishikawa, apresentam ferramentas para o controle estatístico da qualidade.


I. Diagrama de causa e efeito, Estratificação, Gráfico de Controle do Processo.
II. Diagrama de Pareto, Histograma, Folha de Verificação, Diagrama de Dispersão.
III. Diagrama de Inspeção, Organograma, Folha de Lançamento.
IV. Diagrama de Processos, Gráfico de Histograma, Estratificação, Diagrama de Verificação.


As sete ferramentas estão contempladas nos itens

10 Q894988 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Assistente Administrativo, UniRV GO, UniRV GO, 2024

O uso das ferramentas de gestão da qualidade é fundamental para garantir a excelência nos processos e produtos de uma organização. Essas ferramentas permitem identificar problemas, analisar causas raiz, tomar decisões embasadas em dados e monitorar continuamente o desempenho. Dessa forma, contribuem para a melhoria contínua, redução de custos, aumento da eficiência operacional, satisfação dos clientes e competitividade no mercado. Ao aplicar as ferramentas de gestão da qualidade de forma eficaz, as empresas podem alcançar padrões elevados de qualidade, atender às expectativas dos stakeholders e assegurar sua sustentabilidade a longo prazo. Qual das seguintes ferramentas é amplamente utilizada na gestão da qualidade para identificar as causas raiz de problemas e tomar decisões baseadas em dados?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.