Questões de Concursos: Figura e Vícios de Linguagem

Prepare-se para a prova com questões de Figura e Vícios de Linguagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q374338 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV

Todos os pensamentos abaixo partem de uma metáfora ou de uma comparação; o pensamento que mostra uma justificativa para a metáfora ou comparação realizada é:

2 Q373901 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Segundo FIORIN, em Polifonia Textual e Discursiva (1999), ?a intertextualidade é o processo de incorporação de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transformá-lo. Há de haver três processos de intertextualidade: a citação, a alusão e a estilização. [...] A estilização é a reprodução dos procedimentos do ?discurso de outrem?, isto é, do estilo de outrem?, em geral, com ?função polêmica?.

Considere o contexto de produção dos enunciados a seguir para identificar aquele em que ocorre o processo de estilização.

4 Q374214 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Administrador, COSANPA PA, FADESP

Nos enunciados ?Mas o presente, nessa velocidade, é um pretérito contínuo? (l. 26 e 27) e ?nosso mundo interno ficou a oceanos de nós? (l. 29), ocorre, respectivamente,

6 Q374111 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Contador Legislativo, Câmara de Santa Rosa RS

Metáfora é a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem a cria.

Assinale a alternativa CORRETA:

7 Q374627 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV

“O conceito de escrever bem varia conforme o tempo. Segundo Carlos Drummond de Andrade, escrever bem é cortar palavras e, se observarmos certos contistas modernos, parece que Drummond tem razão: de fato, palavras em excesso são um pecado mortal”. (Redação em Construção, p. 20) O segmento abaixo que mostra o pecado de escrever com um pleonasmo vicioso é:

8 Q373838 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Analista, IBGE, FGV

A frase em que a redundância está ausente é:

10 Q374588 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV

A frase abaixo que se estrutura sobre uma antítese é:
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.