Questões de Concursos: Fisioterapia Neurológica

Prepare-se para a prova com questões de Fisioterapia Neurológica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q658193 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, FADESP, 2020

O conhecimento das lesões traumáticas é de fundamental importância para a prática clínica do fisioterapeuta. O traumatismo crânioencefálico (TCE) é um dos tipos destas lesões que apresenta alta prevalência e incidência, gerando alto custo ao sistema de saúde nacional. As lesões intracranianas provenientes do TCE podem ser focais e difusas. Com relação às lesões intracranianas difusas é correto afirmar que

2 Q798514 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

 A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação.

Em relação à essa temática, é correto afirmar que a unidade motora

3 Q859148 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Passagem PB Fisioterapeuta, EDUCA, 2020

Sobre as Malformações Congênitas analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

4 Q141557 | Fisioterapia, Fisioterapia neurológica, Analista Judiciário Fisioterapia, TJ PE, FCC

Carlos, 25 anos, sofreu trauma raquimedular por mergulhar em água rasa. Após o trauma, evoluiu para um quadro de paraplegia, com nível de lesão T12. Nesse caso, são alinhamentos posturais adequados:

I. Alinhamento pélvico neutro.

II. Alinhamento simétrico do tronco e do pescoço.

III. Posicionamento neutro da cabeça sobre a pelve.

IV. Manutenção do tornozelo em alinhamento neutro com apoio para os pés.

Está correto o que se afirma em

5 Q859436 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Passagem PB Fisioterapeuta, EDUCA, 2020

A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Sobre a Espinha Bífida aberta, analise os itens:

I. Assim como acontece com muitos outros problemas de saúde, esta condição parece resultar de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como histórico familiar de malformações da coluna vertebral e deficiência de ácido fólico.

II. Normalmente, durante o primeiro mês de gestação, os dois lados da espinha dorsal se fecham sobre a medula espinhal e todos os nervos e meninges que a acompanham. A coluna vertebral protege a medula, impedindo que ela sofra quaisquer tipos de danos.

III. Nos pacientes com mielomeningocele o enfoque fisioterapêutico tradicionalmente visa a melhora da força muscular, adequação do tônus, prevenção de contraturas, independência funcional, principalmente no que se refere à deambulação, e otimização do desenvolvimento infantil.

IV. Ter algum parente de sangue com histórico de mielomeningocele aumenta as chances de vir a ter um filho ou uma filha com a doença também, embora a maior parte dos casos da doença seja de crianças sem histórico familiar.

V. O ácido fólico é um importante nutriente para o desenvolvimento saudável de um bebê. O folato é a forma natural da vitamina B9. O ácido fólico é a forma sintética da vitamina B9, encontrado muito em suplementos e alimentos fortificados. A deficiência deste nutriente aumenta o risco de espinha bífida e de outros defeitos da coluna vertebral.

Estão CORRETAS:

6 Q801055 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de cinquenta anos de idade relata ter sofrido uma lesão nervosa periférica decorrente de um acidente com uma porta de vidro que ocasionou um corte profundo na região próxima do punho. Na avaliação fisioterapêutica, foi observado que a paciente apresenta déficits motores para realizar a extensão do punho e a extensão das articulações metacarpofalangeanas do segundo ao quinto dedos, além da abdução e da extensão do polegar.

A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.

Trata-se de uma lesão do segmento distal do nervo radial.

7 Q859194 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Passagem PB Fisioterapeuta, EDUCA, 2020

A paralisia cerebral decorre de inúmeras afecções, com várias causas e quadros clínicos, tendo em comum apenas o fato de afetar o sistema nervoso central de forma crônica. Portanto, com essa gama de quadros clínicos, há diferentes modos de classificação das PCs, que são, EXCETO:

Assinale a alternativa INCORRETA:

8 Q800790 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. A coativação dos neurônios motores alfa e gama é essencial para garantir que os fusos neuromusculares continuem a transmitir informações ao sistema nervoso central mesmo durante uma contração muscular.

9 Q845615 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Moreilândia PE Fisioterapeuta PROVA ANULADA, Asconprev, 2020

A hemiplegia é a paralisia de um lado do corpo e é o sinal clássico da doença neurovascular que ocorre devido a acidentes vasculares cerebrais. O processo de recuperação é dividido em estágios, e o paciente pode desenvolver alterações que interferem na melhoria das funções e AVD. Uma das alterações é a síndrome ombro-mão, que gera dor no membro superior plégico, interfere nos padrões de reeducação do movimento, levando o paciente a não movê-lo, como uma atitude natural de proteção. Os sinais e sintomas iniciais dessa disfunção são:

10 Q800280 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir. O comando verbal é um procedimento utilizado para informar ao paciente as características do movimento que deverá ser realizado e que, quando associado ao reflexo de estiramento, deverá ser dado imediatamente após o reflexo ter sido aplicado, no sentido de sincronizar a tentativa voluntária do paciente com a resposta reflexa.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.