Questões de Concursos: Fonoaudiologia Educacional

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1 Q146091 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

É um transtorno de aprendizagem da leitura que acomete escolares, apesar da presença de inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais, de instrução escolar adequada e de oportunidades sócio-culturais suficientes.

Corresponde ao conceito apresentado:

2 Q139838 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Transtornos de Aprendizagem são diagnosticados quando, em atividades de leitura e de escrita, o escolar mostra desempenho abaixo do esperado para a escolaridade. As manifestações são variadas em graus e severidade e devem ser diferenciadas de:

I. Falta de oportunidade escolar.

II. Variações esperadas do rendimento escolar.

III. Quadro de dificuldade escolar.

Está correto o que se afirma em

3 Q842131 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

“... é caracterizada como uma alteração central no planejamento e/ou programação espaço-temporal dos parâmetros de sequências segmentais, apresentando (a) erros inconsistentes que produzem consoantes e vogais em repetidas produções de sílabas e palavras; (b) prolongadas transições coarticulatórias entre sons e sílabas; (c) prosódia inapropriada, especialmente na realização do acento lexical ou frasal”. Assinale a alternativa que indica a alteração fonoaudiológica descrita acima:

4 Q844808 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Quando é notada alguma dificuldade no aprendizado, na pronúncia das palavras ou qualquer outra dificuldade no desenvolvimento da linguagem da criança, um especialista em fonoaudiologia infantil deve ser procurado. Essa especialidade tem como objetivo avaliar e estudar os métodos de prevenção e de terapia para a resolução de dificuldades no desenvolvimento da comunicação em geral. II. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolve trabalho compartilhado e colaborativo em pelo menos duas dimensões: clínico-assistencial e técnico-pedagógica. A primeira produz ou incide sobre a ação clínica direta com os usuários; e a segunda produz ação de apoio educativo com e para as equipes. Além disso, o apoio e a atuação do NASF também podem se dar por meio de ações que envolvem coletivos, tais como ações sobre os riscos e vulnerabilidades populacionais ou mesmo em relação ao processo de trabalho coletivo de uma equipe. Essas dimensões podem e devem se misturar em diversos momentos, guiando-se de forma coerente pelo que cada momento, situação ou equipe requer. Marque a alternativa CORRETA:

5 Q859018 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Quanto ao desenvolvimento do sistema fonológico, assinale a alternativa CORRETA referente à idade em que a criança adquire os sons mais complexos, produz de forma adequada as palavras mais simples e começa a usar palavras mais longas, estabilizando o sistema fonológico.

6 Q845611 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
As classes especializadas são organizadas em escolas regulares inclusivas, com acessibilidade estrutural e pedagógica para atendimento das especificidades do público ao qual são destinadas, garantindo a equidade.

7 Q842504 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Em uma instituição escolar ou mesmo em uma organização de saúde, o fonoaudiólogo ocupa-se de fazer um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades das crianças e dos pacientes. Para isso, ele investiga o estado de saúde dos indivíduos, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. II. A comunicação é uma habilidade essencial e está intrínseca ao ser humano. Nós nos comunicamos através da fala, das expressões faciais, dos gestos, do contato visual, da escrita, da digitação e de muitas outras formas. Cabe ao fonoaudiólogo, então, tolher o progresso das crianças, dos jovens e dos adultos na trilha pela comunicação eficiente. Marque a alternativa CORRETA:

8 Q844829 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

A Dislexia do Desenvolvimento é definida como um transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura/escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, escolaridade e ao nível cognitivo/intelectual do individuo. Assinale qual é o tipo de dislexia disfonética ou fonológica:

9 Q844568 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
As estruturas de escolas especializadas, escolas regulares inclusivas e escolas bilíngues são adequadas ao público da PNEE e não dependem de formação específica dos profissionais da educação que utilizarão seus recursos.

10 Q846093 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

Sobre as ações desenvolvidas pelo fonoaudiólogo educacional, a análise da situação institucional envolve:

I. Elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo.
II. Identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar.
III. Observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros.

Sobre os itens acima, podemos afirmar que:
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