Questões de Concursos: Fundamentação Pedagógica

Prepare-se para a prova com questões de Fundamentação Pedagógica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q5972 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Indique a situação mais adequada, de acordo com a concepção construtivista de aprendizagem.

2 Q5969 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

Ao propor uma atividade como cruzadinha para essa turma, é correto afirmar que os alunos

3 Q5968 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de
aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria
escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à
professora que vai questionando, soletrando, apontando cada
letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a
criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve
escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia
mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a
criança escreve sozinha: OLETAN.

(Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)

Nesta situação, é correto afirmar que

4 Q5971 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.

5 Q5970 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

Considerando o exposto, pode-se dizer que o conteúdo trabalhado nessa situação didática é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.