Questões de Concursos: Fundamentos de Petróleo

Prepare-se para a prova com questões de Fundamentos de Petróleo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q838854 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, MSGás Analista de Processos Operação e Manutenção, IESES, 2021

Sobre o Modelo CAPM, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

2 Q920472 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um engenheiro de uma empresa de petróleo pretende caracterizar uma amostra de uma rocha-reservatório para conhecer se a rocha é pouco ou muito permeável. A amostra é levada a um laboratório. O técnico realiza um experimento de fluxo no meio poroso, saturando a rocha só com óleo (viscosidade do óleo de 1,5 cP, na temperatura de 25°C). Analisa o sistema em forma unidimensional e horizontal, utilizando uma vazão de 1,8 cm³/s. A amostra é um paralelepípedo de 3 cm² de área exposta ao fluxo, com um comprimento (L) de 5 cm. A pressão no início do sistema (L=0) é de 3,5 atm e, no final (L= 5cm), de 2 atm. Com base nesse caso, analise as afirmativas abaixo.
I A rocha tem baixa permeabilidade o que vai permitir uma baixa produção de óleo.
II Devido à alta permeabilidade da rocha, vai existir uma boa produção de óleo.
III A permeabilidade absoluta da rocha é um parâmetro que deve ser considerado na produção de hidrocarbonetos.
IV A permeabilidade absoluta da rocha não interfere na produção de óleo, por isso sempre haverá uma boa produção de óleo.
Em relação aos resultados da análise da amostra, estão corretas as afirmativas

3 Q920474 | Engenharia de Petróleo, Fundamentos de Petróleo, Área Petróleo e Gás, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um reservatório de óleo subsaturado na área do RN, com volume poroso de 5.000.000 m³, está sendo produzido naturalmente. A produção acumulada de óleo, em 5 anos, corresponde a 375.000 m³std, o valor da pressão do reservatório medida nesse tempo foi de 20,0 kgf/cm² e a saturação da água conata no reservatório foi calculada em 0,25. Na época da descoberta, foi realizada uma análise do óleo e medido um fator volume de formação do óleo de 1,25. Com base nessas informações, o engenheiro encontrou uma fração recuperada, em relação ao óleo original, no campo de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.