Questões de Concursos Públicos: Geografia das Sociedades

Encontre aqui questões Geografia das Sociedades de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Uma teoria demográfica bastante conhecida foi publicada na Inglaterra, em 1798, pelo economista e sacerdote anglicano Thomas Robert Malthus. A respeito da teoria de Malthus, assinale a opção correta.

Apenas os países que sustentam vantagens competitivas relevantes nas etapas de criação, design, marketing e coordenação da cadeia de produção e distribuição da indústria calçadista conseguem manter um papel ativo na cadeia de valor, enquanto os países que produzem calçados com base em custos de produção baixos (principalmente mão de obra) tendem a perder competitividade.

O deslocamento geográfico da indústria de calçados no mundo é coerente com a dinâmica da concorrência nas cadeias produtivas, cuja competitividade depende de esforços no desenvolvimento dos canais de marketing, dado que a esfera da comercialização é o principal espaço de agregação de valor. Adaptado de: GUIDOLIN, S. et al. Indústria calçadista e estratégias de fortalecimento da competitividade. BNDES Setorial 31, 2010.

A indústria calçadista vem passando por transformações significativas no seu padrão de concorrência. Nas últimas décadas, registrou-se uma perda relativa da importância do baixo custo salarial como determinante da competitividade do setor, em favor de fatores como qualidade, design e prazos de entrega. As mudanças tecnológicas são incrementais. O setor se moderniza por etapas, dada a característica descontínua do processo de produção. As fases de costura e montagem ainda são muito artesanais, demandando muita habilidade da mão de obra e com isso, limitando o processo de automação, facilitando a entrada de microempresas. Devido ao forte conteúdo artesanal e fragmentação no processo produtivo, mundialmente a indústria de calçados tem características de produção localizada, estimulando, com isso, as aglomerações geográficas.

Adaptado de: GORINI, A. et al. A indústria calçadista de Franca. BNDES – Setor de calçados. 2000.

Os textos acima apontam para mudanças no setor industrial calçadista, no qual o Brasil possui uma posição de destaque, sendo o terceiro maior produtor mundial. Apresentam também diferentes aspectos de sua organização espacial.

A principal mudança no sistema de produção do setor calçadista e os aspectos de sua organização espacial destacados nos textos são, respectivamente:

A América do Sul se estende por diferentes latitudes e possui formas de relevo variadas. Isso proporciona a atuação e o desenvolvimento de diferentes sistemas atmosféricos, os quais contribuem para a não homogeneidade climática da região. São características da região do sertão nordestino brasileiro (R7):

O impacto da globalização está se fazendo sentir de forma cada vez mais forte e difusa, o que pode ser verificado por meio da seguinte proposição:

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proposto pelas Nações Unidas, é uma forma de medir a qualidade de vida de países, regiões ou outras unidades político-administrativas. A respeito desse tema, julgue o item a seguir. Suponha que os países A (IDH = 0,572) e B (IDH = 0,547) apresentem níveis de renda e de escolaridade semelhantes. Nessa situação, é correto afirmar que o componente do IDH relacionado com a expectativa de vida da população do país A é maior que o do país B.

O envelhecimento populacional é um fenômeno recente na história da humanidade. O desafio é e será incluir na agenda de desenvolvimento socioeconômico dos países políticas para promover o envelhecimento ativo, possibilitando qualidade aos anos adicionados à vida. Neste sentido, na agenda política do país,

As cidades globais

A resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas intitulada “O futuro que queremos” data de 2012 e se inscreve no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O documento reconhece que cidades bem planejadas e construídas podem fomentar sociedades sustentáveis em termos econômicos, sociais e ambientais. Nesse sentido, as formas e os usos urbanos foram considerados como dimensões a serem repensadas e planejadas.

Para tornar as cidades ambientalmente sustentáveis, o documento “O futuro que queremos” preconiza:

A análise regional, sob diferentes perspectivas, tem sofrido várias influências ao longo do tempo. De acordo com o enfoque regional atual, julgue os itens a seguir.

Os estudos regionais, que ora se atêm à análise de fenômenos da natureza, ora aos aspectos que dizem respeito à sociedade, rompem com a visão da geografia que pressupõe o estudo das relações entre o homem e seu meio ambiente.

A análise regional, sob diferentes perspectivas, tem sofrido várias influências ao longo do tempo. De acordo com o enfoque regional atual, julgue os itens a seguir.

A noção de região, sempre ligada às atividades de planejamento, tornou-se obsoleta e foram abandonados os planos de desenvolvimento regional como aqueles elaborados pela SUDENE.