Questões de Concursos Gestão de Conhecimento

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1Q1044994 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Uma organização, diante das constantes transformações do mercado e das novas demandas do mundo do trabalho, pretende criar sua própria universidade corporativa. Para orientar esse projeto, decide adotar os princípios que fundamentam o sucesso da educação corporativa no cenário contemporâneo.
Com base nesse cenário, avalie os princípios a seguir.

1. Conectividade
2. Transitoriedade
3. Solidariedade

Assinale a opção que apresenta o(s) princípio(s) apresentado(s), de acordo com a educação corporativa.
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2Q1056850 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Gestor em Licenciamento Ambiental, FUNAI, Instituto Access, 2025

A globalização e os avanços tecnológicos geram fortes mudanças nas organizações, exigindo um perfil de conhecimento mais profundo. É por esse motivo que gerenciar corretamente as capacidades existentes na empresa será de vital importância para seu sucesso, e esse novo aspecto demanda um crescente interesse pela gestão do conhecimento e por mais investimento nessas áreas.
(Fonte: RIBEIRO (2006) apud VIANNA, Vania Alves Gestão de pessoas; módulo 5. Brasília: ENAP/DDG, 2013.)

Acerca desse assunto, analise os excertos a seguir:

Excerto I. Nesse novo cenário de gestão de pessoas, tem-se recorrido aos métodos mais tradicionais, substituindo formas mais flexíveis por formas mais rígidas. Dessa forma, fortalecendo as fronteiras organizacionais e estruturais, além da hierarquia.
Excerto II. Atualmente, as organizações passaram a dedicar mais atenção à capacidade e aos conhecimentos encontrados nas pessoas, valorizando o ativo intelectual como principal recurso para o desenvolvimento de uma organização.

Sobre os excertos, assinale a alternativa correta.
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3Q1017954 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos processos de gestão do conhecimento, do exercício da liderança e da educação corporativa, julgue o item subsequente.

Em processos de gestão do conhecimento, valorizam-se os conhecimentos que são importantes para a geração de conhecimento crítico que possa ser aplicado e rentabilizado em prol da melhoria do desempenho organizacional.

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4Q996248 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Admitimos que as empresas precisam de adaptação ao mercado e ao ambiente do negócio, mas para a gestão de pessoas é necessário um olhar de mudança e transformação também. Em Gestão de Pessoas, há um ciclo de aprendizado de competência global proposto por Rhinesmith que trata da mentalidade, característica pessoal e competência. Para esse autor há algumas competências a serem trabalhadas, elas estão listadas abaixo. Assinale a alternativa incorreta.
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5Q838718 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Alguns fatores podem ser apontados como problemas para a construção de uma cultura do conhecimento nas organizações públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
As recompensas e os incentivos voltados para a adoção de práticas de gestão do conhecimento são premissas prioritárias da inovação.
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6Q838349 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

A transformação dos órgãos públicos para a configuração de um modelo pautado por resultados pressupõe a ruptura com alguns dos padrões gerenciais vigentes e o profundo repensar de outros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A capacidade de entrega condiciona a genuína aplicação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes individuais.
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7Q851752 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Auxiliar de Arquivo, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito de conceitos e definições da gestão da informação e da gestão do conhecimento, julgue os itens a seguir. I Mapa de conhecimento é um instrumento da gestão do conhecimento. II A gestão da informação tem como objeto o conhecimento tácito ou subtendido. III Em uma organização, a gestão do conhecimento pode ser aplicada pontualmente ou incluir numerosas competências. IV Os conceitos de gestão da informação e de gestão do conhecimento são divergentes. Assinale a opção correta.
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8Q847512 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Quanto ao planejamento e seus instrumentos de acompanhamento para desenvolvimento de pessoas, julgue o item que se segue.

Planejar é uma ação inicial na criação de planos de ações que podem melhorar o alcance dos propósitos de uma organização e a estruturação das atividades de determinado objetivo.
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9Q1049275 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Considera-se que a aprendizagem organizacional é gerada a partir da ação estratégica e da interação entre os componentes da organização, existindo uma relação de dependência entre cultura e aprendizagem organizacional. Não há mais a figura de um único e onisciente líder, mas a formação de equipes coesas que aprendem em conjunto e tornam-se bem-sucedidas em seus objetivos e metas. A identificação do indivíduo como sujeito do processo de aprendizagem, desse modo, é base para a formação e o compartilhamento de dois tipos de conhecimentos no ambiente organizacional, quais sejam,
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10Q849625 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, AL AP Analista Legislativo Administrador, FCC, 2020

O modelo behaviorista aplicado à aprendizagem organizacional
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11Q1020397 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conhecimento, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

O capital intelectual é produzido por meio das competências dos profissionais, as quais podem estar desenvolvidas ou não no seu ingresso e/ou permanência na organização. Em relação ao capital intelectual, assinale a alternativa incorreta.
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12Q114519 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Analista de Planejamento e Orçamento Tecnologia da Informação, MPOG, ESAF

Em relação à gestão do conhecimento e da informação, é correto afirmar que

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13Q114280 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Analista de Planejamento e Orçamento Tecnologia da Informação, MPOG, ESAF

Em relação à gestão do conhecimento e da informação, é correto afirmar que

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14Q189856 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Agente da Fiscalização Financeira Informática Suporte de Web, TCE SP, FCC

Texto associado.

Para responder às questões de 31 a 50, considere
que os aplicativos devem ser reputados sempre na
originalidade da versão referenciada e não quaisquer
outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando
não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8.
Mouse padrão destro.

A Gestão do Conhecimento envolve atividades de

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15Q192514 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

O "dirigente como professor" não trata de "ensinar" as pessoas a atingirem seus objetivos, mas de promover a aprendizagem, ajudando as pessoas a desenvolver conhecimentos sistêmicos. A aceitação dessa responsabilidade é o antídoto para um dos males mais comuns que podem atingir um dirigente talentoso. Segundo Peter M. Senge, esse mal seria a perda de compromisso com:

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16Q189009 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

A primeira e mais clara fonte de poder numa organização é a autoridade formal, um tipo de poder legitimado que é respeitado e conhecido por aqueles com quem interage. A legitimidade é uma forma de aprovação social essencial para a estabilidade das relações de poder; ela aparece quando as pessoas reconhecem que alguém tem direito de mandar em alguma área da vida humana e quando aquele que é mandado considera como um dever obedecer. Essa caracterização da legitimidade das relações de poder foi estudada pelo seguinte pensador:

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17Q192594 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

O clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização. O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral e é desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. O clima organizacional está intimamente relacionado com:

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18Q186715 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

O avanço tecnológico verificado no final do século XVIII ganhou velocidade ao longo do século XX e no início do XXI, de sorte que a sociedade muda cada vez mais rapidamente. Embora se trate de fenômeno contínuo, tem sido costume segmentar as mudanças das instituições econômicas em "eras", rotulando-se as que seguiram à feudal em préindustrial, industrial e pós-industrial. Em cada uma dessas "eras", as normas, crenças e valores vigentes, ou seja, os preceitos da cultura estão em sintonia com a situação, orientando comportamentos coletivos específicos denominados "éticas". No que tange à era pré-industrial, em que as pessoas eram dependentes, havia poucas opções de modos de vida e o mundo era estável e com alto grau de certezas. Nesse cenário, a ética na era pré-industrial estava direcionada para:

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19Q188763 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

Um assunto de crescente interesse é o controle estratégico. De acordo com Mintzberg et al. (2000), grande parte do que tem sido chamado de planejamento estratégico é, na realidade, controle estratégico. Os autores citam um livro escrito por Goold e Campbell (1987) em que o controle estratégico é tratado como um dos três estilos para criação de estratégias à disposição da direção central de uma empresa diversificada. Em um desses estilos, a direção central é envolvida em muitas das decisões estratégicas-chave dos negócios individuais (pelo interesse da corporação como um todo). O segundo estilo é definido pelo envolvimento mínimo da direção central na formação da estratégia. A responsabilidade é devolvida aos negócios da corporação. Já o terceiro é um estilo híbrido, que envolve a autonomia das unidades de negócios e também a promoção dos interesses corporativos. A responsabilidade pela estratégia fica com a divisão, mas as estratégias devem ser aprovadas pela direção central.

As denominações específicas desses estilos são, respectivamente:

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20Q186977 | Governança de TI, Gestão de Conhecimento, Administrador, Senado Federal, FGV

Certo tipo de liderança cria entre os membros do grupo mais hostilidade e rivalidade, maior identificação com o líder do que com o grupo, ansiedade em relação ao futuro, agressões aos outros,criação de bodes expiatórios, superdependência e submissão ao líder e inflexibilidade de comportamento. Essa liderança é do tipo:

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