Questões de Concursos Públicos: Gestão de Pessoas na Educação

Resolva online questões de Gestão de Pessoas na Educação para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q899140 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Leia a situação hipotética a seguir.
Na sala de aula da professora Rebeca, a turma do 5º ano estava entusiasmada com a aula de ciências sobre o sistema solar. Enquanto explicava sobre os planetas, Rebeca notou que Bia estava se inclinando sobre a mesa, distraída com seus materiais. Calmamente, ela cruzou as mãos na frente do corpo, um sinal que ela ensinara aos alunos para lembrá-los de manter uma postura correta. Bia rapidamente se ajustou, sentando-se direito na cadeira. Continuando a explicação, Rebeca viu que João estava olhando para fora da janela, perdido em pensamentos. Sem interromper a fala, Rebeca apontou para seus próprios olhos com dois dedos. João, reconhecendo o sinal, direcionou imediatamente seu olhar para a professora. Rebeca também percebeu que alguns alunos estavam se levantando desnecessariamente para pegar materiais extras. Ela então fez o gesto de “sentado”, pressionando levemente a palma da mão para baixo. Os alunos entenderam a mensagem e voltaram a se sentar em seus lugares. Rebeca frequentemente fazia pausas e olhava ao redor da sala, certificando-se de fazer contato visual com cada aluno. Ela também dava pequenos acenos de cabeça para aqueles que estavam prestando atenção, incentivando-os a continuar. No meio da explicação sobre Júpiter, Rebeca lançou uma pergunta para a classe: “Alguém sabe quantas luas Júpiter tem?”. Ela fez questão de esperar alguns segundos, dando tempo para que todos pudessem pensar na resposta. Carla levantou a mão e, antes de responder, Rebeca usou um leve aceno para incentivá-la a falar. Carla respondeu corretamente e recebeu um sorriso aprovador da professora.

Ao analisar a descrição da aula da professora Rebeca, percebe-se que ela aplicou a técnica Lemov conhecida como:

2 Q890374 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Sobre o mediador escolar e suas atribuições, é correto afirmar que:

3 Q906784 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

O ambiente da escola é considerado como um fator decisivo para vivenciar o prazer de ensinar e aprender. Nesse sentido, conforme Bacich e Moran (2018), as metodologias ativas contribuem sistematicamente para a construção de uma educação inovadora que contribui para a construção de novas experiências que podem melhorar a vivência educacional. Aprendizagem baseada em projetos é uma dessas metodologias de aprendizagem, em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com a sua vida fora da sala de aula. A seguir, foram destacados alguns atributos pertinentes aos projetos que se apresentam como efetivos. No entanto, um das alternativas não condiz com os ponderamentos dos referidos autores, destaque-a:

4 Q886363 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a resolução de conflitos de alunos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Por conhecerem tão bem os alunos, os monitores podem resolver mais rapidamente os conflitos e desentendimentos do dia a dia. ( ) Em situações de emergência de conflitos, não é necessário o monitor estar atento e dar suporte, visto que seu único trabalho é garantir a integridade física dos alunos. ( ) O monitor é o canal ideal para entender as necessidades do aluno, já que se relaciona com ele em ambientes mais informais, fora da sala de aula, e que transmitem confiança.

5 Q901964 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em um esforço para criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, a equipe pedagógica da escola Harmonia implementou o programa “Escola sem Violência”. O programa, em vigor há seis meses, apresenta resultados positivos, com uma redução significativa de casos de violência física e verbal entre os alunos. Com base no exposto sobre quais ações contribuíram para o sucesso do programa, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Criação de um canal de comunicação anônimo para denúncias de casos de violência.
( ) Realização de palestras e workshops sobre temas como empatia, resolução de conflitos e respeitoà diversidade.
( ) Implementação de medidas punitivas rigorosas para os alunos envolvidos em atos de violência.
( ) Capacitação dos professores para lidar com situações de conflito de forma pacífica e construtiva.
( ) Promoção de atividades extracurriculares que incentivam a competição entre os alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

6 Q901966 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em uma reunião individual, um gestor deseja abordar com um professor a questão de seus frequentes atrasos para as aulas. Qual é a melhor maneira de proceder, utilizando os princípios da comunicação não violenta (CNV)?

7 Q895058 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

__________ incide em uma habilidade de comunicação que está fortemente relacionada à formação de vínculos afetivos e a uma adequada qualidade dos relacionamentos interpessoais. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

8 Q911249 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em relação à mediação e à gestão de conflitos na prática educativa e social, em uma perspectiva democrática, qual das seguintes opções a define CORRETAMENTE:

9 Q898065 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O trabalho em equipe no ambiente escolar é fundamental para garantir a comunicação eficaz entre os profissionais, contribuindo diretamente para o bom desenvolvimento das atividades educacionais. Assim, avalie as proposições:

I.A comunicação eficaz entre os membros da equipe escolar garante uma melhor organização das atividades e promove um ambiente colaborativo e produtivo.
II.O Auxiliar de Ensino deve comunicar-se apenas com os professores, sem a necessidade de diálogo frequente com outros membros da equipe escolar.
III.A comunicação entre a equipe escolar deve ocorrer apenas em situações de conflito ou problemas que afetam diretamente o trabalho com os alunos.

Assinale a alternativa correta:

10 Q910661 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Libâneo et al (2005) define a gestão como atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente dois aspectos. São eles: