Questões de Concursos Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Resolva questões de Gestão Educacional e Planejamento Participativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q320816 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

No ambiente escolar, a gestão democrática consiste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q325502 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de gestão democrática, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q325122 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Acerca do planejamento participativo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q328383 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q324278 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:

I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.

II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.

III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.

IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.

V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.

As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q325569 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O conselho de classe/série consiste em um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q327935 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O princípio da Gestão Democrática não se esgota em atos isolados de participação da comunidade escolar, mas ela se consubstancia quando se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q325648 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

O planejamento participativo não possui um caráter meramente técnico e instrumental, pois parte de uma leitura crítica de mundo, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente na realidade social. São dimensões do planejamento participativo, na educação e na escola,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q329046 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica.

Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica.

( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.

( ) A direção é centralizada em uma pessoa.

( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas.

( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade.

( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente.

( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.

( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q319746 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q322593 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q320867 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q326272 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q327996 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity - tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q326092 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

A gestão democrática será um modelo de administração da educação quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q327389 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Para a criação de um ambiente e de uma cultura participativa, segundo Heloísa Luck (2006), é necessário a organização social investir em:

I) Criação de uma visão de conjunto associada a uma ação cooperativa.

II) Promoção de um clima de confiança e reciprocidade.

III) Valorização das capacidades e aptidões dos participantes.

IV) Desenvolvimento da prática da assunção de responsabilidades individuais.

V) Quebra de arestas e eliminação de divisões.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q320567 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q320228 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

O registro principal da gestão democrática é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q320746 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

A gestão pública atravessa mudanças sistemáticas, dentre elas o foco gerencial nos resultados culminando na gestão de pessoas com ênfase nos fins. São muitos os fatores que manifestam uma gestão de pessoas eficaz (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). A respeito dos princípios que a iniciativa pública deverá valorizar reconhecendo seus funcionários e tê-los como colaboradores na produção e oferta de seus serviços aos usuáriosclientes, considere as proposições a seguir:

I. Competência, conhecimento, habilidades, atenção na seleção, contratação e treinamento.

II. Capacitação, cooperação, motivação, definição de uma política de cargos e salários.

III. Distribuição funcional bem organizada, uma liderança participativa e flexível por meio de uma administração conjunta e eficaz.

Estão corretas as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q320162 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Em relação às concepções de gestão educacional, é correto afirmar que a gestão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.