Questões de Concursos: Gestão em Saúde

Prepare-se para a prova com questões de Gestão em Saúde de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q59622 | Enfermagem, Gestão em Saúde, CESPE CEBRASPE

O processo de acreditação é um método de consenso, racionalização e ordenação de serviços hospitalares. Para a sua execução são consideradas as atividades realizadas pela equipe de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte. 

Indicadores epidemiológicos utilizados no planejamento e na definição do modelo assistencial não se prestam para a avaliação de procedimentos de enfermagem. Para essa avaliação são aferidos apenas os impactos junto à comunidade e a satisfação dos clientes internos e externos.

2 Q59625 | Enfermagem, Gestão em Saúde, CESPE CEBRASPE

O processo de acreditação é um método de consenso, racionalização e ordenação de serviços hospitalares. Para a sua execução são consideradas as atividades realizadas pela equipe de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte. 

A implantação de um sistema de gestão da qualidade hospitalar deve se basear em normas padrão, como a ISO, independentemente das peculiaridades institucionais.

3 Q748738 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

Atualmente, é possível encontrar ações judiciais que tratam da conduta médica (mais especificamente, o ato médico de transfundir sangue) em pacientes que se declaram Testemunha de Jeová (a religião proíbe a transfusão sanguínea). Muitos destes casos abordam um conflito ético, pois envolve o direito do paciente em rejeitar o que o médico lhe propõe (princípio da autonomia), mas também envolve o dever do médico em praticar o bem para o outro (princípio da beneficência). De acordo com o Código de Ética Médica, o papel do médico nessa situação é:

4 Q59623 | Enfermagem, Gestão em Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito de avaliação do desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.

A taxa mensal de infecção no sítio cirúrgico é calculada dividindo-se o número de infecções ocorridas nos procedimentos cirúrgicos realizados no mês pelo número de procedimentos cirúrgicos realizados neste mesmo mês, multiplicando-se esse resultado por 100.

5 Q59629 | Enfermagem, Gestão em Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, concernentes a custas hospitalares.

A gestão de custos na área hospitalar lida com um dos seus principais desafios, que é a complexidade de seus serviços, porque existe uma gama de profissionais voltados à atividade-fim, cujo desempenho se reflete diretamente nos custos hospitalares. 

6 Q59624 | Enfermagem, Gestão em Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca dos indicadores hospitalares, julgue o próximo item.

A taxa anual de produtividade hospitalar é medida pelo número de internações no ano, dividido por 365, e multiplicada por 100.

7 Q748740 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Um grupo de pesquisadores avaliou, durante 27 meses, um novo fármaco (LCZ696) para tratar a Insuficiência Cardíaca (IC). Para isso, eles recrutaram 8.442 portadores de IC nas classes II, III ou IV e uma fração de ejeção de 40% ou menos para receberem: ou LCZ696 (uma dose de 200 mg duas vezes ao dia) ou enalapril (uma dose de 10 mg duas vezes por dia), ambos associados à terapêutica já recomendada para o tratamento de IC. O desfecho primário foi óbito por causas cardiovasculares. No momento do término do estudo, o desfecho primário ocorreu em 914 pacientes no grupo LCZ696 e 1.117 pacientes no grupo enalapril (hazard ratio no grupo LCZ696, 0,80; Intervalo de Confiança de 95%, 0,73 a 0,87, P < 0,001).” Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

8 Q59626 | Enfermagem, Gestão em Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, concernentes a custas hospitalares.

O sistema de saúde tradicional não incentiva os médicos e pacientes a pensar sobre custos; por isso, os médicos podem prescrever qualquer procedimento sem levar em conta o custo do tratamento.

9 Q748743 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Em uma escola onde estudam 1.200 crianças, após tratamento contra parasitos intestinais, investigou-se a reinfecção por amebíase intestinal em relação ao uso de água encanada. As crianças foram então acompanhadas por 12 meses, sendo avaliadas quanto a exames periódicos de fezes frescas. Ao fim do período de acompanhamento, os pesquisadores detectaram que 400 crianças não faziam o uso de água encanada. Ao todo, foram detectadas 75 crianças portadoras de amebíase intestinal, sendo que destas, somente 30 não utilizavam água encanada. O resultado da pesquisa traz um risco relativo de 1.33 (IC 95% 0.78 – 1.85), com p = 0.067.” Com base nesses dados, é correto afirmar que as crianças que

10 Q748745 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

Partindo-se da premissa de que o diagnóstico é um processo de decisão clínica, baseado em probabilidade (IESC/UFRJ, 2013), torna-se justificável que a qualidade de testes diagnósticos seja um tema interessante e recorrente nas investigações clínica e epidemiológica. De uma forma geral, “testes diagnósticos” se constituem não somente como exames laboratoriais, mas também a procedimentos diversos como anamnese, exame físico, dentre outros. Sobre as principais propriedades de um teste diagnóstico, é INCORRETO afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.