Questões de Concursos Públicos: Gestão por Competências

Resolva online questões de Gestão por Competências para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q147729 | Psicologia, Gestão por Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRT 1a REGIÃO, FCC, Ensino Médio

Para desenvolver um programa de treinamento com foco na competência - influência e persuasão, foi sugerido por um dos profissionais da área de recursos humanos que fosse utilizada uma técnica que fizesse com que os participantes pudessem, de alguma maneira, vivenciar de modo teatralizado situações reais do trabalho no tocante à prática da competência mencionada. A técnica de treinamento para atender esta solicitação é o

3 Q148070 | Psicologia, Gestão por Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC, Ensino Médio

O treinamento por competências se baseia em um prévio mapeamento das competências

5 Q149384 | Psicologia, Gestão por Competências, Analista Judiciário Psicologia, STM, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

As competências individuais e organizacionais agregam valor econômico e social a indivíduos e organizações, pois contribuem para a consecução de objetivos organizacionais e expressam o reconhecimento social sobre a capacidade de pessoas, equipes e organizações.

6 Q153755 | Psicologia, Gestão por Competências, Analista Judiciário Psicologia, STM, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

A corrente integradora procura articular as proposições das correntes norte-americana e francesa, destacando a competência como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos pelo desempenho profissional em contextos organizacionais.

7 Q218633 | Psicologia, Gestão por Competências, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

No modelo de gestão de pessoas por competências, a área de gestão de pessoas assume a função de linha ao realizar o mapeamento e determinar quais competências serão desenvolvidas.

8 Q217681 | Psicologia, Gestão por Competências, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

O mapeamento, que constitui fase da avaliação por competências, consiste em identificar as competências que os colaboradores da organização possuem e em que grau eles as possuem.

9 Q218022 | Psicologia, Gestão por Competências, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

A adoção de critérios objetivamente mensuráveis pelo núcleo de gestão de pessoas por competências visa desenvolver competências que estejam alinhadas aos objetivos da organização.