Questões de Concursos: Governança de TI

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1 Q19183 | Informática, Governança de TI, Primeiro Tenente, MM QT, MB

Segundo Fernandes (2012), o Ciclo da Governança de TI é composto por quais etapas?

2 Q28182 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

Considere:

I. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Ele dá apoio à entrega, pelo provedor de serviço de TI, de serviços de TI a clientes e define os produtos ou serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um acordo entre a central de serviço e um grupo de suporte para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.
II. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Ele descreve o serviço de TI e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente, dentre outros aspectos. Um único acordo pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

De acordo com a ITIL v3, a definição I refere-se a Acordo de Nível

3 Q19451 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

De acordo com a biblioteca ITIL V3, correlacione os processos a seguir com o seu respectivo estágio do ciclo de vida do serviço:

Processo                                                                    Estágio

I. Gerenciamento da Continuidade do Serviço                 ( ) Desenho do Serviço
II. Gerenciamento do Acesso                                        ( ) Transição do Serviço
III. Relatório do Serviço                                                ( ) Operação do Serviço
IV. Gerenciamento da Configuração e de Ativos             ( ) Melhoria Contínua do Serviço

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

4 Q19185 | Informática, Governança de TI, Primeiro Tenente, MM QT, MB

O  conceito  de  encapsulamento  está  relacionado  a  qual  estágio previsto  pela  ITIL  (Information  Technology  Infrastrutucture Library)  v3?

5 Q28179 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

O modelo MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos, e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes: Modelo de Referência MPS para Software, Modelo de Referência MPS para Serviços, Método de Avaliação e Modelo de

6 Q28181 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

O domínio Entrega e Suporte do CobiT 4.1 cobre a entrega propriamente dita de serviços requeridos. São processos deste domínio:

7 Q28183 | Informática, Governança de TI, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos:

I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha.
II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido.
III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em:

8 Q19450 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3:

I. O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização.
II. A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas.
III. A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização.

Estão CORRETAS as afirmativas:

10 Q23414 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, CEB DISTRIBUIÇÃO SA, EXATUS PR

De acordo com a versão 4.1 do guia de boas práticas COBIT (Control Objectives for Information and related Technology), a seguinte alternativa não corresponde a um dos domínios cobertos: 
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